A Campanha


TEMPO DE AGRADECER
O meu coração bate pela missão!

 alimentar saciar vestir acolher cuidar
visitar consolar transformar conviver celebrar

Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus;
confirma sobre nós as obras das nossas mãos,
sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmo 90.17

O Salmo 90 fala sobre a transitoriedade da vida. Os primeiros versículos apontam como a vida é curta, quão frágeis somos e como o esquecimento apaga da memória tudo que foi construído com tanta dedicação, esforço e trabalho. O Salmo busca nos alertar para as ilusões da vida e colocar os pés no chão.

Neste Salmo, há uma pergunta que não quer calar: Se tudo é passageiro, então, pelo que há de bater o nosso coração? No que vale a pena investir o nosso tempo, a nossa vida e o nosso dinheiro? O salmista termina rogando a Deus por compaixão, alegria e bênção para a vida. Com isso, sugere que uma vida construída sob a graça do Senhor dá confiança e sustenta a esperança. Em outras palavras: colocar Deus na caminhada da vida vale a pena!

É exatamente esta a proposta de Jesus ao criar uma Comunidade de discípulos e discípulas. Deus, em Jesus Cristo, nos torna parceiros e parceiras da sua Missão. É essa a parceria que motiva os nossos trabalhos comunitários, paroquiais, sinodais e nacionais. É isso que sustenta a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem!

O que a Campanha 2017 tem de especial? Neste ano, celebramos 500 anos de história da Reforma da Igreja, propiciada por Martim Lutero. Comemoramos, com alegria e gratidão, a herança recebida. Como Igreja de Jesus Cristo, construímos uma bonita história. Apesar das faltas, das crises, das frustrações e dos acertos, Deus, na sua graça, fez de nós instrumentos para abençoar muitas pessoas, famílias e sociedade. Fazemos festa pela bênção que significa todo este testemunho de fé, fidelidade e amor. 

Hoje, o que podemos fazer com esse passado? Esse passado não é para ser guardado em um museu, tampouco para ser idolatrado. Nessa herança, encontramos sabedoria vinda da experiência e a confirmação da fidelidade de Deus, apesar das nossas imprudências. Ambas são essenciais para enfrentarmos os desafios presentes e futuros. Desta forma, sob os impulsos do Espírito de Deus, inserimos a nossa caminhada na caminhada de irmãos e irmãs de todos os tempos e lugares.

O que tem a ver o Jubileu da Reforma com a Campanha Vai e Vem? A herança luterana recebida e vivenciada nas Comunidades tem mais probabilidade de futuro se desafiada e articulada em novos contextos pelas Ações Missionárias. Isto significa que a nossa herança se recria com cada Projeto Missionário e Comunidade fortalecida pela missão. Cumprimos, desta forma, a determinação de sermos uma Igreja sempre em Reforma.

Entretanto, temos mais um motivo para celebrar. Neste ano, acontece a décima edição da Campanha Vai e Vem. Tem sido um bonito tempo, durante o qual pessoas e Comunidades expressaram a sua fé, a sua gratidão e o seu compromisso com a MISSÃO, que é de Deus. São dez anos de Campanha promovendo GRATIDÃO por meio de OFERTAS para a MISSÃO.

A MISSÃO tem como propósito a reconciliação e a paz como condições fundamentais para a preservação e a promoção da VIDA, por isso, neste décimo ano da Campanha, destacamos dez ações inspiradas nas obras de misericórdia (Mateus 25.31-46), as quais moldam essa missão em prol da vida: alimentar, saciar, vestir, acolher, cuidar, visitar, consolar, transformar, conviver e celebrar.

O que esperamos da Campanha 2017? Em primeiro lugar, queremos celebrar a nossa história, tanto dos 500 anos da Reforma, como do Ano 10 da Campanha Vai e Vem. É por isso que, em sintonia com o Tema do Ano da IECLB para 2017, Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500, a Campanha afirma que é TEMPO DE AGRADECER.

Ao mesmo tempo, ela motiva que cada pessoa, na sua Comunidade, se sinta parte de uma história que tem o seu início na Missão de Deus. Trata-se de uma história cheia de fé, coragem, criatividade e comprometimento de muitos irmãos e irmãs e da qual é um orgulho fazer parte.

Não só isso, pois essa história nos desafia, interrogando-nos: Pelo que bate o nosso coração? Espera-se, assim, que cada pessoa e Comunidade olhem para toda esta história como se fosse um espelho, e digam: Isto tem a ver comigo, com quem eu sou, com quem nós somos, para que, juntos e juntas, afirmemos: O MEU CORAÇÃO BATE PELA MISSÃO! É por isso que promovemos iniciativas em prol da missão, seja em forma de reflexão, ações missionárias e ofertas. 

Que Deus continue a abençoar cada gesto e cada ação que brotam de um coração humilde e grato. Amém!

Dr. Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

Pentecostes
04/06/2017


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br