Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

MENSAGEM DE ADVENTO E NATAL

10/12/2018

ROMANOS 1.1-7 - MENSAGEM DE ADVENTO E NATAL


Nestes dias que antecedem o Natal, nós costumamos receber mais correspondência do que usualmente. São cartões de felicitações e de votos de Feliz Natal, são propagandas de lojas, são mensagens no celular...
Nestes dias de Advento, nós recebemos uma correspondência bem pessoal. Trata-se de uma carta do Apóstolo Paulo. Nós podemos ler o início desta Carta em Romanos 1.1-7. Na verdade, não só as cartas apostólicas, mas a Bíblia como um todo é uma mensagem de Deus dirigida a todos nós. No Natal, nós costumamos escolher algumas partes bem bonitas dessa grande carta de Deus à humanidade: gostamos de ler as passagens que falam dos pastores que cuidavam das ovelhas no campo; que falam da mensagem de paz trazida pelos anjos; que falam da procura dos magos pelo rei menino e da estrela; que falam da criança deitada na manjedoura da estrebaria de Belém; que falam da obediência e da devoção de José e Maria... Porém, neste Advento, nós recebemos uma correspondência, uma mensagem que, num primeiro momento, parece nada ter a ver com o Natal:
A mensagem escondida nesta passagem de Romanos 1.1-7 é como uma joia num pacote de amigo X. Ela precisa ser desembrulhada e descoberta. Assim também como a criança deitada na manjedoura de um curral – ninguém iria supor que ali se escondia o Filho de Deus.
O texto bíblico não é uma história clássica de Natal. Ele é o início, a introdução de uma carta que Paulo enviou à comunidade de Roma. É um texto que pode ser lido em qualquer época do ano, não apenas no Natal. O apóstolo começa a carta apresentando-se, mas acrescenta: Quem vos escreve é Paulo, o servo de Jesus Cristo, servo daquele que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, mas segundo o Espírito que santifica, designado Filho de Deus na força da ressurreição dentre os mortos.
Paulo fala de Cristo nos mesmo suspiro do próprio nome. Em cada suspiro de Paulo, Deus está presente. Disso o apóstolo está convicto desde que Deus veio ao mundo com a criança de Belém. Ao falar de si, Paulo sempre acrescenta: E Deus está presente! Sempre e em todos os lugares. Não só na época do Natal, quando o ar se enche de sons natalinos, de cheiros e de cores, quando as pessoas se tornam mais simpáticas e bondosas. Paulo diz: Deus está presente. Sempre! O milagre do Natal o acompanha sempre, não só em dezembro. A luz do Natal o acompanha a vida inteira. Dessa graça ele se alimenta e ela o sustenta nas horas mais difíceis, esta paz o envolve nas horas mais inquietas. Não só no Natal. Sempre!

Paulo não conta uma história de Natal como estamos acostumados a ouvir. Não fala de pastores de ovelhas, de magos, de estrebaria nem de presentes debaixo da árvore. O texto bíblico não conta uma história de Natal, mas testemunha aquilo que o Natal provoca. Pois quando as velas e as luzes de Natal estiverem apagadas, quando os enfeites estiverem novamente guardados e o chocolate consumido, então continua valendo aquilo que Paulo testemunha: No ar que nós respiramos, Deus está presente! Sempre. Em todo suspiro, não só no Natal. É muito bom que Paulo nos lembre disso, pois costumamos prestar atenção nisso apenas durante estes dias festivos. Depois tudo costuma cair no esquecimento.
Por isso, o apóstolo diz: Aquele que nasceu em Belém faz parte da nossa vida diária assim como a nossa carteira de identidade. Sempre e em todos os lugares. Ele lança a sua luz sobre nós, especialmente nas nossas noites mais escuras. Ela nos aquece nos nossos dias mais frios. No ar que respiramos Deus está presente. Sempre!

Por causa da rotina do dia-a-dia, nós nos esquecemos muito rapidamente da criança de Belém. Há tanta coisa para nos preocupar depois do Ano Novo... IPTU, IPVA, mensalidade escolar, fatura do cartão de crédito... A criança de Belém... Qual criança?
Por isso, o apóstolo Paulo aponta para Jesus.
Para não esquecermos o que estamos celebrando nestes dias, Paulo aponta para aquele que é o fundamento de toda a nossa existência e razão de nossa vida. Esta luz quer continuar brilhando em nossos corações também depois quando as luzes de Natal estiverem apagadas, depois que os presentes estiverem desembrulhados, depois que os biscoitos e os chocolates estiverem comidos. No ar que respiramos Deus está presente. Sempre!
O que o Apóstolo nos tem a dizer? Eu, Paulo, me alegro em falar da grande alegria que Deus nos concedeu desde os tempos eternos, a mim, a nós, aos nossos pais e avós. Eu me alegro em falar para vocês de Jesus Cristo, nosso Salvador, o qual veio ao mundo para ser a luz no meio das trevas. No ar que respiramos, Deus está presente. Em me alegro em contar isso para vocês, os amados e eleitos de Deus neste tempo de Advento de 2018
Que a graça seja com vocês e a paz de Deus, nosso Pai do Senhor Jesus Cristo. Amém.

(Traduzido e adaptado de: Predigt zu Römer 1:1-7, verfasst von Martina Janßen 24.12.2009
In:http://www.theologie.uzh.ch/predigten/predigt.php?id=1999&kennung=20091224de)

Pastor Sinodal Geraldo Graf
 


Autor(a): Pastor Sinodal Geraldo Graf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50455

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br