Diretoria do Sínodo estuda Tema do Ano

02/03/2018

1
2
3
4
5
1 | 1
Ampliar

Na abertura do Retiro da Diretoria do Conselho Sinodal, a Pa. Tânia conduziu um estudo sobre o Tema do Ano: Igreja – Economia – Política e o Lema Bíblico: Eu sou o Senhor, teu Deus (Êxodo 20.2a). Neste momento de abertura, meditação e canto as famílias participaram.A Pa. Tânia iniciou com a pergunta: O que a Igreja tem a ver com economia e política? Respondendo ao questionamento, ela explicou que na tradição evangélico-luterana tem tudo a ver, pois, Lutero considerou que Igreja, Economia, Política são três âmbitos da vida como ordens da criação divina.
Com o Tema de 2018 a IECLB está trazendo à tona esta importante temática da Reforma. Segundo Lutero, Igreja, Economia, Política são três funções primordiais para a organização social daquela época: alimentar, proteger e ensinar.
Para Lutero, Deus organiza a existência humana em Igreja, Economia e Política, onde todo ser humano participa de igual forma nos três âmbitos.
O ser humano, criado à semelhança de Deus, recebeu autonomia para organizar sua vida. Porém, em vez de viver responsavelmente a sua liberdade, caiu em pecado e se afastou da vontade de Deus.
Mas Deus oferece a possibilidade de reconciliação e de recomeço, sendo que a iniciativa da reconciliação veio de Deus e teve a sua expressão máxima na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
E agora, através da nossa fé em Cristo, Deus nos chama e capacita para uma nova existência.
Pela força do Espírito Santo, que cria comunhão, orienta e promove o testemunho, o ser humano é chamado a atuar a serviço de Deus para o melhoramento do mundo.
Por isso ficam as três perguntas:
Como ser Igreja que age em cooperação com Deus?
Qual Economia precisamos para garantir vida digna?
Como promover paz e justiça através da Política?

À noite, na meditação, foi momento de refletir e de compartilhar experiências, expectativas e a oração foi conduzida pelo Pastor Vice Sinodal Charles Werlich.
Os cantos entoados em todos os momentos do Retiro foram do novo Livro de Cantos da IECLB.
 

COMUNICAÇÃO
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br