Rede de Diaconia



ID: 2898

Relação sobre direitos e diaconia transformadora é tema de encontro da Rede de Diaconia

29/06/2017

Encontro da Rede de Diaconia - RS, SC e PR - 2017 3
Encontro da Rede de Diaconia - RS, SC e PR - 2017 2
Encontro da Rede de Diaconia - RS, SC e PR - 2017 1
Encontro da Rede de Diaconia - RS, SC e PR - 2017
1 | 1
Ampliar


Quarenta e seis pessoas, representando 34 organizações diaconais, que integram a Rede de Diaconia, das articulações do Rio Grande do Sul, e de Santa Catarina e Paraná, participaram de encontro Inter-Regional, realizado de 27 a 29 de junho, em Florianópolis (SC). A Rede de Diaconia é coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com a Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que tem apoio da Federação Luterana Mundial e da agência Pão para o Mundo.

Formação sobre o tema Direitos e Diaconia Transformadora, com assessoria do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos – RS, Paulo César Carbonari, e Gestão democrática e sustentabilidade foram temas da pauta. As representações presentes realizaram reflexões e construções coletivas (na forma da “dinâmica do carrossel”) em torno das temáticas da gestão, da governança e da sustentabilidade, que servirão de subsídio para a estruturação de plano de capacitação a ser implementado ao longo do próximo ano – proposta esta também analisada durante o encontro. A gestão democrática, a governança participativa e a sustentabilidade institucional, alicerçadas nos direitos humanos, na justiça de gênero, na diaconia transformadora e nas iniciativas de incidência, serão os elementos estruturantes deste processo de formação.

Além disso, ocorreram momentos de partilha da avaliação externa da caminhada da Rede de Diaconia nos últimos três anos, de discussão sobre os objetivos da rede, sobre os papéis do Grupo Gestor, do Grupo Coordenador e das representações que a compõem, de abertura para inserção da juventude junto aos trabalhos diaconais, e de diagnóstico dos serviços prestados pelas instituições pertencentes à Rede de Diaconia. Também tratou-se dos processos e dos instrumentos de visibilidade dos trabalhos realizados por este leque de entidades, e das iniciativas de incidência política relacionadas com direitos da população indígena (mais precisamente do povo Xokleng que vive na Região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina). Neste sentido, durante o encontro, as pessoas foram motivadas a assinar e divulgar o Manifesto de Repúdio e Esclarecimento sobre agressões ao povo Laklãnõ Xokleng, em face da Barragem Norte (http://comin.org.br/noticias/noticia/id/245). Por aclamação, decidiu-se que a Rede de Diaconia assinaria o documento.

Na continuidade da caminhada para fortalecer o sentimento de pertencimento de entidades diaconais do país, outro encontro similar ocorrerá no final do mês de agosto, em Vespasiano (MG), agrupando as instituições das articulações do Norte/Nordeste/Centro-Oeste e do Sudeste.

Conforme participantes, os encontros da Rede têm sido momentos de formação e de partilha, fortalecendo a atuação das instituições frente às demandas diárias de promoção de vida digna.
 

Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br