Rede de Diaconia



ID: 2898

Rede de Diaconia vivencia momento de formação e reafirma a luta por participação e transformação

24/08/2018

Seminário da Rede de Diaconia em Campinas-SP - agosto de 2018
Seminário da Rede de Diaconia em Campinas-SP - agosto de 2018 jpg
Seminário da Rede de Diaconia em Campinas-SP - agosto de 2018 jpg
1 | 1
Ampliar

 

Refletir e se capacitar para realizar Diaconia Transformadora com Direitos Humanos e Justiça de Gênero foi o objetivo do Curso Inter-Regional da Rede de Diaconia, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018, no Lar Luterano Belém, na cidade de Campinas (SP). Foi uma semana de vivências, capacitações e trocas entre 32 lideranças de 22 instituições diaconais das regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país; e também algumas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Respectivamente assessorados por Jaime José Ruthmann, Paulo Cesar Carbonari e Márcia Blasi, estas três dimensões basilares dos trabalhos diaconais necessitam de constante capacitação e crescente implementação enquanto concepção, entendimento, organização e planificação dos serviços ofertados pelas instituições diaconais. Resgatar e/ou construir realidades e práticas onde a defesa de direitos, a promoção da vida, o fomento da participação e o respeito à pluralidade é primordial para superação dos contextos de exclusão, estigmatização, individualismo, consumismo, sentimentos de ódio e cerceamento de liberdades.

Diante deste desafio que se apresenta às instâncias de gestão e de governança, às suas caminhadas e estruturas historicamente constituídas, e aos plurais formatos e campos de atuação das instituições diaconais, é fundamental a capacitação das pessoas e equipes que ali atuam. Neste intuito, a assessora Odete Zanchet trabalhou as temáticas da gestão democrática, da governança, da sustentabilidade e da incidência; a gestão de projetos, as metodologias emancipatórias e os processos de PMA foram abordados por Luis Stephanou; os desafios quanto às políticas públicas, o financiamento público e as legislações pertinentes (com ênfase no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - Lei 13.019/2014) foi detalhado por Mauri Cruz; e os benefícios e processo de elaboração e implementação participativa do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional contou a assessoria de Everton Silveira. A temática do PPP também fez parte do momento da reunião das Articulações Regionais quando foi analisado o documento do Projeto Político Pedagógico da Rede de Diaconia que encontra-se em processo de elaboração ao longo dos dois últimos anos.

Num clima celebrativo diário, envolto com a vida e os sons da natureza, enraigado de partilhas e afetos, zelando pelos sentimentos e gestos de amor e solidariedade, com manifestações proféticas contra os sinais de ódio e de intolerância que estão aflorando na sociedade e na igreja, e a construção de laços pessoais e institucionais de troca, solidariedade e empatia, cinco dias foram intensamente vividos pelas mais de três dezenas de mulheres e homens que mergulharam neste processo formativo e emergiram mais compromissadas e compromissados com práticas de inclusão, participação e transformação.

Vale salientar que este processo de formação via cursos inter-regionais para o ano de 2018 já teve um momento anterior, durante o mês de junho, em Porto Alegre/RS, quando contemplou as instituições diaconais organizadas em torno das Articulação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina/Paraná. Agora, finaliza-se o processo planejado para o ano em curso. A formação continuada está contemplada dentro das linhas de ação do PPP da Rede de Diaconia para os próximos anos. Neste sentido, esforços estão sendo feitos e parcerias buscadas. 

Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br