Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Seminário sobre a Pessoa Idosa mobiliza lideranças do Sínodo Paranapanema

27/04/2019

0
1
2
3
4
5
8
9
10
10a
1 | 1
Ampliar

O encontro ao amanhecer, a mesa compartilhada e o entusiasmo com que as pessoas se reúnem já anuncia que o fim de semana será de integração, de aprendizado, compartilhamento de experiências e de muita reflexão.

O Sínodo Paranapanema, representado pelo P. Alfredo Hagsma, pastor vice-sinodal, realizou, nos dias 27 e 28 de abril, o “Seminário Pessoa Idosa: família e comunidade”, que reuniu quase 40 pessoas, entre ministros, ministras e lideranças de faixa etária bem diversa (idosos, inclusive).

Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os sustentarei e eu os salvarei”. (Is.46.4)

Elizabeth Flemming, da Coordenação Sinodal de ECC, cuidou para que a Pa. Ana Paula Genehr e a Diácona Arlete Prochnow pudessem realizar o seu trabalho, marcado por momentos de louvor, oração, meditação , partilha de experiências e muito conhecimento.
Refletir sobre a pessoa idosa, frente à nossa realidade e à legislação vigente, vendo conceitos, fases e características, foi um caminho necessário para entender a representatividade da “melhor idade” dentro da IECLB e, com este leque de informações, chegarmos à perspectiva bíblica e teológica com que a “turma dos cabelos brancos” é vista à luz do amor e da palavra de Deus.

Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.32)

Entre os diversos trechos da Bíblia (alguns, aqui publicados), a Pa. Ana Paula e a Diác. Arlete usaram as histórias de Sara e Abraão (do Antigo Testamento) e a de Ana e Simeão (Novo Testamento) para que, em pequenos grupos, os participantes do seminário pensassem e apresentassem propostas de trabalho voltadas para o público com mais experiência de vida.

Todo o conhecimento sobre a pessoa idosa (saúde, legislação que a protege, perspectiva bíblica e teológica), compartilhado ao longo do primeiro dia, facilitou o trabalho dos representantes de paróquias e/ou comunidades do Sínodo Paranapanema, na manhã de domingo, ao refletirem sobre a sua realidade e sobre ações comunitárias que valorizem, estimulem e fortaleçam a presença e a participação do idoso e da idosa em nossa Igreja.

Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e Nele não há injustiça.” (Sl 92.14-15)
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br