Sínodo Paranapanema



Rua Treze de Maio , 928 - São Francisco
CEP 80590-300 - Curitiba /PR - Brasil
Telefone(s): (41) 3257-5571 | (41) 3356-5017
sinodo@sinodoparanapanema.com.br
ID: 14

Reunião do Conselho Sinodal e Assembleia Sinodal Ordinária

14/04/2018

0[1] (2)
1[1] (2)
2[1] (2)
3[1] (2)
4a[1] (2)
5[1] (2)
6[1] (2)
6a[1] (2)
6b[1] (2)
8[1] (2)
1 | 1
Ampliar

Reunião do Conselho Sinodal e Assembleia Sinodal Ordinária
– Sínodo Paranapanema – 14 de abril de 2018 –

No dia 14 de abril, na Paróquia de Castro, foram realizadas a reunião do Conselho Sinodal e a Assembleia Sinodal.
Depois de recepcionados com um delicioso café, oferecido pela comunidade local, os conselheiros se reuniram para apreciação dos relatórios da gestão administrativa, ministerial e dos setores de trabalho, assim como aprovação das demonstrações financeiras. O presidente da diretoria, Heinz Egon Löwen, deu início à reunião lendo o edital de convocação.
O culto, como primeiro ponto do edital de convocação da assembleia, foi conduzido pela pastora Bianca Bartsch, com a participação dos pastores Odair Braun (pastor sinodal) e Silvia Genz (pastora 1ª vice-presidente da IECLB), além da PPHM Ana Aline.
Na sequência, a presidente da Assembleia Sinodal, Ana Maria Brackmann, assumiu os trabalhos e pediu que o Pr. Odair apresentasse o pastor Pedro Puentes que, a convite do Sínodo, fez uma palestra sobre “Missão – desafios e possibilidades”. Às reflexões iniciais, o pastor juntou as primeiras estrofes do hino “Há sinais de paz e de graça” , de Lindolfo Weingärtner – uma estratégia bastante motivadora para direcionar a atenção da plenária ao assunto proposto.
Na parte da tarde, a assembleia continuou com a apresentação de relatórios, movimentação financeira e o processo de eleição e indicações para diferentes cargos e funções do Sínodo e da IECLB.
Como a apuração dos votos foi um processo mais longo e trabalhoso, outros pontos da pauta foram encaminhados: a leitura da mensagem da assembleia (copiada abaixo), a apresentação da Campanha Vai e Vem 2018 e a meditação de encerramento, realizada pela pastora Silvia.
Os resultados da eleição, divulgados no final da tarde, foram bem recebidos pela plenária e, entre eles, destacamos a reeleição do pastor Odair Airton Braun, como pastor sinodal, e eleição do pastor Alfredo Jorge Hagsma, como pastor vice-sinodal.
Que os encaminhamentos e decisões tomadas, tanto na reunião do conselho sinodal quanto na assembleia, reflitam a missão de Deus e por Ele sejam abençoados.

Mensagem da Assembleia Sinodal

Na nublada manhã de outono de 14 de abril de 2018, na histórica cidade de Castro, reuniram-se representantes das comunidades e de diferentes frentes de trabalho do Sínodo Paranapanema, em Assembleia Sinodal. Todos foram acolhidos e acolhidas calorosamente pela comunidade local com um delicioso café que já indicou momentos de partilha e comunhão.
As reflexões do dia iniciaram-se com uma celebração de abertura trazendo a Palavra de Marcos 1, 14-20 em que, assim como Jesus chamou os pescadores para segui-lo também nós somos chamados e chamadas a esta missão ao dizer: “venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente”. (Mc 1, 17). O convite de Jesus exige uma resposta imediata e uma mudança de vida, porque o evangelho denuncia injustiças e anuncia o amor e a graça de Deus. Toda pessoa que segue esse chamado deixa suas “velhas redes” como suas preocupações, seus projetos, seus ideais e assume as redes de Cristo para anunciar a boa nova do evangelho, consolando e fortalecendo. Portanto, a comunidade chamada e sustentada por Jesus levanta suas mãos em oração clamando por discernimento; proclama a Palavra; acolhe as vítimas em sofrimento praticando obras de misericórdia e freia o mal sempre que a vida é massacrada e corrompida.
Assim como Jesus foi enviado, nós também somos enviados e enviadas para a missão que é de Deus, porque Deus é missionário e se movimenta em relação às pessoas. Olhando com o olhar da fé, que é graça de Deus, as nuvens se dissipam e a neblina que parecia densa é atravessada pelos primeiros raios de sol, não estamos sós. Há sinais de paz e de graça neste mundo que ainda é de Deus! Deus conosco caminha! Pela graça e fé temos o privilégio de saber quem é esse Deus missionário e o que Ele fez e faz por nós em Cristo Jesus.
Numa sociedade que valoriza o consumo, o supérfluo, a aparência, o individualismo e a meritocracia, em que o ser humano não tem substância nem referência, a comunidade cristã consciente e comprometida com a sua ação missionária anda na contramão desta realidade, pois convida à vida em comunhão, valoriza as pessoas de igual modo e proclama o Deus que liberta e dignifica por graça. 
Assim como Jesus chamou simples pescadores para serem apóstolos, testemunhas do Evangelho, Ele chama cada um de nós, cada uma de nós, conselheiros e conselheiras, para lançarmos as redes e cumprirmos fielmente os papeis que assumimos como filhos e filhas de Deus, pois como Jesus diz no Evangelho de Mateus 28, 19-20: “Vão e testemunhem o Reino de Deus onde estiverem (...) e lembrem-se disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” 

 


Autor(a): Elizabeth Flemming
Âmbito: IECLB / Sinodo: Paranapanema
ID: 46867

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br