Outros 500



ID: 2956

Largada do Projeto "Outros 500 - Edificação de Comunidade em Paulínia"

Assembléia Paroquial de Cosmópolis dá "sinal verde" para nova experiência missionária

17/12/2017

Foto aérea de Paulinia
cONVITE CULTO ADVENTO E REVISÃO PROJETO
Bandeira de Paulinia
Convite 1º Encontro PROJETO OUTROS 500
Brasão de Paulinia
Convite 2º Encontro
Bairro Vida Nova 2
Bairro Vida Nova
1 | 1
Ampliar

Na noite do dia 26 de outubro de 2017, dia do aniversário de 68 anos de Constituição da nossa IECLB, nos reunimos e decidimos dar início a este Projeto. Naquela 5ª feira faltavam apensas 5 dias para os 500 anos da Reforma Luterana. Precisamente em um mês, se encerraria a Campanha do Tema do Ano: “Alegres, jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outro 500”. Tudo isso nos inspirava e motivava a uma ação mais concreta e efetiva na direção desta proposta de Edificação de uma Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Paulínia. O Projeto foi revisado no dia 7 de novembro e aprovado na Assembleia da Paróquia de Cosmópolis no dia 18 de novembro. Ontem, em Culto Paroquial, juntamente com a apresentação e posso dos Presbitérios e Conselhos Paroquial, foi acolhida no Conselho da Paróquia uma presentante do Projeto. Hoje estamos aqui para convidá-lo/a a PARTICIPAR conosco, durante o ano de 2018, deste sonho e desafio missionário.

Paulínia é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de Campinas, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 119 quilômetros. Ocupa uma área de 139 km² e sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 84.512 habitantes. (Estimativa hoje 103 mil). Está localizado no eixo Rio-São Paulo, servindo de elo entre a Grande São Paulo e cidades da região, como Cosmópolis, Artur Nogueira e ConchaL

O Bairro Vida Nova é formado por 593 residências, fruto do Minha casa, minha vida. Uma destas 593 casas será a sede deste projeto, o ponto de encontro de futuros Luteranos e Luteranas de Paulília.

A Paróquia de Cosmópolis por sua vez completou neste mes seus 28 anos e é formada por uma Comunidade já centenária (Cosmópolis, que este ano celebrou seus 115 anes) e pela Comunidade de Artur Nogueira (com 35 anos de existência). Ambas as Comnunidades estavam vinculadas anteriormente a Paróquia de Limeira e ainda em sua origem, eram atendidas por Campinas. O desafio de ampliar sua área de atuação é grande. Ambas Comunidades ainda sofrem as consequências (de 15 anos atrás) da debandada de muitos de seus  membros (inclusive seu então pastor residente) constituindo igreja própria, resultado do conflito carsmático dentro da IECLB.

Quando da formulação do Projeto saudosamente as pessoas lembravam a história da presença luterana na cidade. Quando a Kita morava perto do zoológico pastor Leandro vinha fazer estudo bíblico na casa dela (Mathew tinha uns 5 anos, ou seja isso era em 2009. Depois disso também houve um tempo Estudos Bíblicos em rodízio em algumas casas. Aqui nesta casa com a mudança da Sra. Elena para cá (em janeiro de 2015) começaram acontecer grupos de OASE com a Pastora Eliana e posteriormente, a partir da saída da Pa.Eliana (março de 2016) Artur e Erica vinham uma noite por mês celebrar culto. Neste ano em um dos cultos falamos sobre a possibilidade e desejo de constituição de uma comunidade de confissão luterana em Paulinia. Isto foi novamente em um culto na Casa da Kita, com a sequencia de atendimento pastoral, agora com o P. Evandro. Foi assim que, na sequência de cultos e diálogos com a família Thomsen-Machado chegamos a construção e agendamento deste encontro para redação deste projeto.

As jsutificaticas arroladas para propor tal Projeto foram:

- Existência de 7 famílias luteranas identificadas-cadastradas na cidade
- Não tem nenhuma comunidade da IECLB em Paulinia sendo que a mais próxima fica a 22 km com custo de deslocamento e 2 pedágios
- Possilibidade e interesse de Ampliar, aumentar o numero de luteran@s da IECLB
- Uma cidade de 100 mil habitantes
- Pensando em local, o bairro Vida Nova é novo e as ofertas de uma vida longe de Deus são muitas. Podería-se “purificar” vidas daqui;
- Há muitas crianças, pensando no semear na base da vida

A estratégia escolhida será a regularidade de atividades abertas e ofertadas, toda quinta feira com ofertas de atividades para adultos e crianças em separado:
- 1ª 5ª – Culto com Santa Ceia - Culto Infantil para as crianças
- 2ª 5f – Estudo Bíblico – Contação de Histórias Bíblicas para as crianças
- 3ª 5af. - Noite Temática – Dinâmica de Integração, jogos, cânticos com as crianças
- 4ª 5af – Se esse bairro fosse meu… - Video, filmes, para as crianças
- 5ª 5af. - Noite especial – celebrativa...festiva – Adultos e crianças juntoso
A questão da música… hinos… instrumentos… é importante também. Por isso a criaçãi de uma equipe e uma organização e planejamento desta área também.
- 1ª 5af. - Banda mais completa
- 2ª 5af. - Violão (pelo menos)
- 3ª 5af. - Focar o canto com as crianças
- 4ª 5af. - Não seria necessário instrumentistas
- 5ª 5af. - Algo especial: Coral ou grupo de canto de Fora, música popular também.

As metas foram estabelecidas em três níveis:

CURTO PRAZO:
- apresentação e aprovação do Projeto (2017)
- plano de divulgação (2017)
- constituição de Equipes (2017 + Janeiro 2018)

MÉDIO PRAZO:
- efetiva realização dos encontros semanais com regularidade e qualidade (fevereiro a dezembro de 2018)
- presença média de 10 crianças e 10 adultos

LONGO PRAZO:
- constituição legal da comunidade (Presbitério e Estatuto)
- local próprio (templo, centro comunitário, etc..
- sustentabilidade
 

O projeto contempra a busca de Parcerias com a Comunidade de Cosmópolis, Comunidades da UP Campinas, Sínodo Sudeste, Prefeitura Municipal (Secretarias a fins) e Entidades de Auxilio Financeiro (OGA, CESE, Fundo de Missão da UP Campinas, Fundo de Missão da IECLB).


 Quando perguntada sobre o que motivava a comsntrução deste Projeto Outros 500 - Edificação de Comunidade em Paulinia, Eliane Thomsen Machado respondeu: Como no final do Evangelho de Mateus diz “Ide fazei discipulos” e em Atos dos Apóstolos está falado em “sereis minhas testemunhas” e seguindo os pensamentos de Lutero de não ficarmos com o que sabemos só conosco e só para dentro da Igreja mas levarmos esse conhecimento e esta fé a outras pessoas , colocamos esta proposta, este projeto.

Neste momento o grupo está empenhada em convidar pessoas a se engajarem nas diferentes possibilidades de apoio. Está sendo distriuído um questionário a pessoas, grupos e instituições. Com este levantamento serão estabeleciidas as responsabilidade e tarefas para o calendário 2018. Quem quiser pasticipar pode preencher o formulário anexo em nos encaminhar pelo email da Paróquia: ieclbcosmopolis@gmail.com 

Para o dia 1º de feveiro de 2018 está agendado o Culto de lançamento e abertura do Projeto. Para tanto o Pastor Sinodal  do Sinodo Sudeste está convidado para abençoar e dedicar a Deus este sonho, esta missão.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br