Sínodo Noroeste Riograndense



Travessa Dr. Bruno Dockhorn , 113
CEP 98910-000 - Três de Maio /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3535-1103 | (55) 9997-25314
sinodonoroeste@luteranos.com.br
ID: 12

Seminário da Pastoral da Agricultura Familiar

21/06/2014

Seminário Agr.
sem.
1 | 1
Ampliar

O Grupo de Famílias Rurais Bela Vista acolheu no dia, 21 de junho, o Seminário Sinodal da Pastoral da Agricultura Familiar e direito à terra, do Sínodo Noroeste Riograndense - IECLB. O local foi a Comunidade São João de Boca da Picada - Giruá. A temática versou sobre a importância das rendas adicionais para os agricultores familiares.

Durante o encontro aconteceu a partilha de experiências, como por exemplo a venda de produtos ao PAA ( programa de aquisição de alimentos ), criação de pequenos animais, ( aves e peixes), verduras, que têm contribuído para que agricultores familiares possam complementar sua renda, favorecendo assim a sua permanência no campo. As discussões foram complementadas pelo técnico da AREDE, Ademir Amaral, e pelo professor da Unijuí, Paulo Alfredo Schonardie. Paulo afirmou que em nossa região vivemos três grandes paradigmas da agricultura. O primeiro paradigma aconteceu quando os colonizadores chegaram e desenvolveram uma agricultura que tinha como enfoque principal a subsistência familiar. O segundo paradigma a partir da década de 70, quando se investe na modernização dos meios de produção através da introdução de adubos químicos e tóxicos para o controle de pragas e a mecanização da produção. Destacou também que foi a fase que praticamente expulsou os filhos dos agricultores do meio rural, comprometendo seriamente a sucessão familiar rural e forçando o desaparecimento de todo um patrimônio imaterial, que dá lugar a monocultura de grãos. Segundo Paulo, precisamos olhar agora com atenção para um terceiro paradigma que vem surgindo e que vem resgatando a idéia de campesinato. Nesse modelo procura-se valorizar o pequeno agricultor, que produz de forma diversificada, usando a mão de obra familiar e produzindo alimentos de qualidade, com valor agregado. Uma outra característica desse novo modelo é a organização associativa de grupos de produtores que procuram se fortalecer, trabalhando inclusive em forma de cadeias solidárias. Além disso, os alimentos produzidos por esses grupos de agricultores são vendidos e consumidos preferencialmente no próprio município ou arredores, valorizando os sistemas alimentares de cada região. Dessa forma reforçando a segurança alimentar, imprescindível para a humanidade.

Durante o período da tarde o grupo de participantes visitou o projeto Cio da Terra, onde puderam conhecer a organização do Grupo de Famílias Bela Vista de Giruá, que procura usar técnicas de produção orgânica de hortaliças e a organização associativa de seus membros. Além disso, desenvolverá a parti desse ano um projeto de valorização do butiá, fruta nativa típica no município.

P. Fábio B.Rucks ( Blog/paróquia de Giruá )
P. Elson Lauri Rysdyd ( orientador teológico da pastoral )
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br