Diversidade étnica


ID: 2907

Nota de Solidariedade Marcondes Nambla

04/01/2018

O Sínodo Norte Catarinense, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, manifesta sua solidariedade neste momento de dor com o povo Laklãnõ/Xokleng, pela morte do professor Marcondes Nambla. Não podemos silenciar diante da brutalidade com que o companheiro de caminhada Marcondes foi assassinado, nas primeiras horas de 2018, enquanto ainda estávamos cantando pelas ruas e casa a saudação da paz. E o fato ocorre justamente no dia de comemoração da Confraternização Universal pela Paz. Marcondes marcou presença entre nós no COMIN, em reuniões no Centro de Eventos Rodeio 12 e em tantos outros lugares, sempre partilhando propostas e alegrias. Sua voz não pode calar! Marcondes era alguém que acreditava na convivência entre povos e entre diferentes.

Interromperam mais uma vida de forma brutal. Não bastava que seu povo foi expulso da maior parte de seus territórios, mas também querem eliminar suas vidas.

Laklãnõ/Xokleng, estamos envergonhados pelo que vêm acontecendo na área do Sínodo Norte Catarinense, em Santa Catarina e no Brasil. Ainda não conseguimos praticar o que tantas vezes cantamos em nossas Comunidades, encontros entre povos:

Irá chegar um novo dia, um novo céu,
uma terra, um novo mar.
E nesse dia os oprimidos numa só voz
a liberdade irão cantar.

Na nova terra o negro não vai ter corrente,
os povos índios vão ser vistos como gente.
Na nova terra o negro, o índio e o mulato,
o branco e todos vão comer do mesmo prato.

(Apocalipse 21.3-4)

Em solidariedade e profundo pesar,

Pastor Sinodal Inácio Lemke
Sínodo Norte Catarinense


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br