História do povo evangélico luterano


ID: 2927

Sínodo Riograndense completa 130 anos de fundação

Em 20 de maio de 1886, ocorreu em São Leopoldo a fundação do Sínodo Riograndense

20/05/2016

O dia 20 de maio é um marco na história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Rio Grande do Sul. Há 130 anos, uma caminhada em busca de importantes conquistas se iniciava. Começava oficialmente a história do Sínodo Riograndense, a partir dos líderes das comunidades da nossa região. Desde a chegada dos alemães luteranos ao Brasil, já se buscava o reconhecimento de nossas ações, e nossa história já era marcada por muito amor e muita fé.

Nas congregações, sempre houve auxílio mútuo, que se expressava na forma de ajuda entre vizinhos, na organização de cemitérios, de escolas, na construção de templos. Antes da fundação do Sínodo, matrimônios não eram reconhecidos, os filhos dos descendentes filhos eram filhos naturais, não tinham direito a cemitérios, os templos não podiam ser semelhantes a igrejas, e os cultos em louvor a Deus não podiam ser públicos. Nem mesmo a veste talar dos pastores podia ser exibida em público. Era permitido apenas que os luteranos do Rio Grande do Sul participassem da vida política a nível bem local. As comunidades luteranas do Brasil viviam isoladas, e ainda não eram vistas como “oficiais”.

Com o objetivo de disseminar ainda mais a fé, a missão e a diaconia pelo território rio-grandense, o Dr. Wihelm Rotermund convenceu as lideranças comunitárias, professores e pastores da necessidade de um órgão representativo. Então, nos dias 19 e 20 de maio de 1886, ocorreu em São Leopoldo, a fundação do Sínodo Riograndense. Com a ideia de caminhar em conjunto, a partir daquele ano, as congregações que espalhavam a fé em Jesus se destacaram pelos quatro cantos do estado. Conquistou-se a igualdade de direito para todos os cultos religiosos, criando-se também, em 1887, uma ordem de culto a ser seguida. A partir de então, o Sínodo Riograndense teve a atuação determinante em muitas áreas. Outros Sínodos surgiram no Brasil e atualmente, a IECLB se distribui em 18 Sínodos. Nove destes sínodos localizam-se na área geográfica que era do Sínodo Riograndense.

Somos muito gratos a Deus pela história que nos antecede e por todas as obras realizadas por nossa fé, e pedimos muitas bênçãos para que continuemos construindo nossa história e trilhando nosso caminho com sabedoria.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br