Fórum de Reflexão da Mulher Luterana


25 anos do FÓRUM DE REFLEXÃO DA MULHER LUTERANA

24/05/2015

Em 24 de maio, festa de Pentecostes, foi realizado o culto festivo na capela da Casa Matriz de Diaconisa em São Leopoldo, para agradecer e louvar a Deus pelos 25 anos de existência do Fórum de Reflexão da Mulher Luterana.

O culto foi precedido pela apresentação do trabalho de pesquisa feito pela Irmã Ruthild Brakemeier sobre as Mulheres da Reforma. Uma visão panorâmica de como era a vida das mulheres e como elas eram vistas no tempo de Martin Luther.

O culto foi ministrado pela Pastora Rosângela Stange, pela Catequista Erli Mansk, pela Irmã Gisela Beulke, a pregação baseada em Lucas 15.8-10 sobre a parábola da moeda perdida, foi feita pela Pastora Silvia Beatrice Genz, vice presidente da IECLB. Vera Leane Roth apresentou um breve histórico da trajetória do Fórum. A preparação e realização do culto também teve a colaboração da Pastora Ruth Leonora Winckler Musskopf e a Coordenação do FRML.

Após o culto aconteceu o almoço festivo, no refeitório da Irmandade.

O movimento do Fórum surgiu com o objetivo de motivar mulheres para a reflexão e o engajamento em temas atuais e de aproximar um pouco mais os diferentes grupos de mulheres existentes em âmbito da IECLB. Ele também deseja oferecer espaço para mulheres que não estão, oficialmente, ligadas a nenhum grupo na IECLB.

A semente lançada germinou, cresceu e conseguiu alcançar diversos objetivos. Através de encontros, de reflexão sobre temas atuais, proporciona acolhida, comunhão e novos desafios para mulheres.

Desejamos que Deus continue a derramar o seu santo Espírito na vida das mulheres e que Ele dê muita sabedoria, ânimo e criatividade para todas as participantes do movimento do Fórum.

Como no dizer do texto elaborado e apresentado por Vera Leane Roth , resgatando a trajetória dos 25 anos do FRML:

É com muita emoção que aqui estamos para comemorar os 25 anos de existência do FÓRUM DE REFLEXÃO DA MULHER LUTERANA.

Em 1990, quando aconteceu em Curitiba a Assembleia da Federação Luterana Mundial - FLM, nós mulheres da IECLB ali presentes, não poderíamos imaginar a importância que este acontecimento teria em nossas vidas.

A F.L.M. desafiou as mulheres ali presentes, a se colocarem junto aos homens nas decisões do luteranismo em cargos decisivos em seus respectivos países. Então foi no RECANTO, espaço destinado às mulheres da IECLB, que despertamos para um novo olhar de atividades junto a nossos grupos.

Naquele mesmo ano nos encontramos na Casa Matriz de Diaconisas para uma ação que envolvesse representantes dos diversos segmentos da IECLB, como OASE, profissionais liberais, obreiras dos diversos ministérios, mulheres agricultoras, para criar uma secretaria da mulher.

Lentamente caminhou-se em direção ao papel da mulher na igreja e sociedade, tendo como principal objetivo, congregar a mulher, oferecendo-lhe espaço para diálogo e troca de experiências, informações, desafio e capacitação através da formação de lideranças femininas na IECLB.

No decorrer dos encontros não chegamos a um consenso na formação de uma Secretaria da Mulher. Optamos em FORUNS com os mesmos objetivos. Foi quando surgiu o FORUM DE REFLEXÃO DA MULHER LUTERANA e assim permaneceu a nível nacional quando representantes dos 18 Sínodos se fazem presentes. Mulheres enriquecidas com nova visão do mundo.

Crescendo juntas, tecendo redes , abraçando a causa da mulher na IECLB e colocando sinais de vida e esperança que irradiam a nossa fé em Cristo Jesus, tornando mais visível o trabalhos de todas as mulheres na IECLB.

Os encontros, seminários foram se sucedendo com palestras e pessoas qualificadas. com apoio da EST e outros importantes segmentos da IECLB. Estenderam-se também à Comunidades e em cada novo encontro, novas propostas de assuntos foram acrescentadas.

O envolvimento das mulheres no FORUM DE FEFLEXÃO DA MULHER LUTERANA nos trouxe experiências significativas para juntas escrevermos a historia das mulheres na igreja e colocarmos sinais de vida, esperança que irradiam a nossa fé em Cristo Jesus.

Que possamos seguir firmes nessa missão que Deus nos confiou de sermos testemunhas vivas do seu amor, hoje.

Que possamos ser membros desta igreja na certeza de que Cristo Jesus que nos ama, nos ensina, nos confia esta missão de sermos fiéis aos seus ensinamentos.

Que neste dia em que comemoramos os 25 anos de atividades no dia de Pentecostes, o sopro do Espírito Santo nos motive, porque ELE faz maravilhas, nos anima e nos faz viver.

Reafirmamos assim nossa alegria em partilhar a celebração dos 25 anos do Fórum de Reflexão da Mulher Luterana.

Abraços em Cristo,
Coordenação do FRML
 

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br