Faculdades EST no Portal Luteranos



Rua Amadeo Rossi , 467 - Morro do Espelho
CEP 93030-220 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 2111-1411
est@est.edu.br
ID: 2401

Reitor e Pró-Reitor da EST participam de Congresso em Wittenberg

11/08/2017

Entre os dias 7 e 11 de agosto, o Reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz e o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Rudolf von Sinner, estiveram na Alemanha para participar do Congresso “Kulturelle Wirkungen der Reformation” (“Impactos Culturais da Reforma”). O encontro ocorreu em Wittenberg, conhecida como a cidade de Lutero, e foi sediado pela fundação LEUCOREA, que fica junto à Universidade Halle-Wittenberg e opera no prédio da antiga universidade de Wittenberg onde atuavam, entre outros, os reformadores Martim Lutero (1483-1546), Felipe Melanchthon (1497-1560) e Andreas Bodenstein von Karlstadt (1486-1541).

Von Sinner, além de participar das atividades do evento, também foi um dos conferencistas principais. Ele apresentou, no dia 9 de agosto, discurso sobre Teologia da Reforma entre Migração e Missão no e do Brasil”, numa procura de traços de presença de protestantes e de teologia protestante num continente tradicionalmente considerado católico. Em sua fala, o professor explicou que os missionários católicos almejaram, inclusive, um continente livre de “luteranismo”, termo com o qual se designava toda a heresia à época. Inicialmente efêmera, a presença protestante ficou mais visível no século XIX e emplacou hoje com a presença maciça das igrejas pentecostais e neopentecostais. Uma Teologia da Reforma hoje precisa questionar todas as igrejas do ponto de vista do Evangelho e dos desafios da contemporaneidade, ponderou von Sinner.

Wachholz apresentou palestra, na seção de “Reforma em Contextos Interculturais”, sobre os “Traços da Reforma e seu Impacto no Brasil”. Ele destacou, entre outros, o novo modelo de vida comunitária implantado pelas famílias imigrantes luteranas, com agricultura familiar e tendo como centro a escola-igreja, com ampla participação democrática e educação para todas e todos, bem antes de existir uma escola pública.

O congresso contou com participação de cerca de 150 pesquisadores e pesquisadoras de diferentes países, incluindo Alemanha, Escócia, Holanda, Índia e Inglaterra. Além de palestras e mesas-redondas, também houve apresentações musicais no decorrer do evento. Em Wittenberg, Wachholz e von Sinner assinaram um convênio de intercâmbio científico da Faculdades EST com a Universidade de Halle-Wittenberg, representada pelo seu reitor, Prof. Dr. Udo Sträter, e o coordenador local, Prof. Dr. Daniel Cyranka.

Os professores da EST tiveram, ainda, a oportunidade de visitar pontos turísticos alusivos à Reforma, como a porta da Igreja do Castelo (foto), onde está uma representação das 95 teses contra as indulgências afixadas, em 31 de outubro de 1517, por Martim Lutero.

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br