Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

O Coral Ecumênico de Corupá/SC completa 30 anos no dia 28 de agosto.

28/08/2018



Para festejar a data, haverá Culto em homenagem aos 30 anos no dia 26 de agosto (domingo), na Paróquia Evangélica Luterana, com início às 8h30min.

O Coral Ecumênico também promove Tarde Festiva, com bingo beneficente no dia 15 de setembro (sábado), no Salão Paroquial da Igreja Luterana, com início às 14 horas. Os recursos serão utilizados para pagamento do regente e demais despesas do coral. Haverá 10 rodadas, com três prêmios em cada rodada. Valor da cartela é R$ 10,00. As cartelas podem ser adquiridas na hora ou com os coralistas.

O Coral Ecumênico foi fundado oficialmente no dia 28 de agosto de 1988, como Acec (Associação do Coral Ecumênico de Corupá). As atividades informais começaram em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município, tendo como objetivo manter a cultura do município.

Atualmente é coordenado pelo regente Wanderli Siewerdt. Possui aproximadamente 30 coralistas, divididos em quatro naipes (tipos de voz): soprano, contralto, tenor e baixo.

O coral está aberto a novos cantores. Os interessados devem fazer um teste para identificação do naipe de sua voz (soprano, contralto, tenor e baixo). Os ensaios acontecem na Paróquia Evangélica Luterana, todas às quintas-feiras, das 19h30min às 21h.

O Coral Ecumênico está à disposição para apresentar-se nos eventos em que for solicitado. Apresenta-se em cultos, missas, encontros de corais, casamentos, bodas de prata e ouro, autos de natal e outros.

Coralistas
A maioria dos coralistas não tem formação musical. Cantam de ouvido”, mas todos são pessoas comprometidas, qualificadas, com espírito de união e que, por esforços próprios, conseguem mantê-lo.

Sopranos: Cecília Millnitz, Hannelore Hermann, Ingeborg Kür, Isa Fietz, Maria Isabel Cardoso, Carin Krobot, Pillar Langhammer Arza de Brito, Lara Romanovicz, Marilu Romanovicz, Josi Martini, Sandra Scheibel, Emeli Siqueira, Lucia Silva e Franciele Teixeira Krüger Gessner.

Contraltos: Alceni Wisniewski, Darci Rutsatz, Kamila Langhammer Arza Bez, Helga Susenbach Berner, Silvia Ritter, Eleonora Krobot, Mônica Von Tonemann Gessner e Silvana Müller.

Tenor: Rubens Heinrich Junior, Marcio Siqueira

Baixos: Osmar Klitzke, Siegfried Krüger, Tarcísio Oliari.

História do Coral Ecumênico

O Coral Ecumênico começou as atividades informalmente em 1980, com a união dos corais católico e evangélico luterano do município.

Há alguns anos existiam em Corupá dois corais: Coral Santa Cecília, da Igreja Católica e Coral Evangélico da Paróquia Evangélica, formado somente por mulheres e em três vozes. Com o tempo, alguns integrantes saíram do Coral Santa Cecília e começaram a participar do Coral Evangélico. Assim, ambos decidiram unir-se e fundaram o Coral Ecumênico, no dia 28 de agosto de 1988. O grupo começou com aproximadamente 15 integrantes. A união proporcionou mais integração entre os coralistas.

O primeiro regente foi o padre Ilmo Dick, do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Quando o padre foi embora do município, a regência passou para a coralista Helga Seidel. Também já foi coordenado por Lane Annegret Krobot Weidner. Alguns anos depois assumiu Ilse Pfutzenreuter. Desde 2009, o coral é regido por Wanderli Siewerdt. Até 2017, o regente era pago pela administração municipal. A partir de 2018, os coralistas pagam o regente, com recursos de contribuições e promoções.

fonte: Prefeitura de Corupá


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br