Congrenaje inicia em Teutônia e recebe mais de 1600 pessoas participantes

22/07/2018

Imagem: Tiago Labes
Imagem: Tiago Labes
1 | 1
Ampliar

Mais de 1600 pessoas jovens viajaram de vários estados brasileiros, percorrendo milhares de quilômetros, com um só objetivo: assumir o compromisso público em promover vida digna como plano de Deus para toda a humanidade. O Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) acontece entre os dias 22 e 27 de julho, na Associação de Funcionários da Cooperativa Languiru, em Teutônia/RS, no Sínodo Vale do Taquari.

Na tarde de domingo todas estas pessoas cheias de expectativas, começaram a compartilhar ideias, culturas, sonhos, experiências, formas de celebração, doando o tempo delas para forma esta grande rede de diversidade que é o Congrenaje. A pregação da celebração de abertura foi conduzida pelo pastor presidente da Igreja, Dr. Nestor Paulo Friedrich, quando enfatizou o lema do evento: “Todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar”. Ele afirmou que Deus capacita as pessoas para perceber a aflição da pessoa necessitada, dá olhos para agir quando acontece injustiça, onde não há liberdade. “Deus não permanece de braços cruzados diante do sofrimento das pessoas. Deus revela seu amor no Evangelho. Deus cria solidariedade, tem compaixão e misericórdia, ele ama seus filhos e suas filhas. Nós vivemos em um mundo cada vez mais insensível e violento, mas Deus quer mudar a realidade em que se vive nos dias de hoje”.

A coordenadora do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), Martina Wrasse Scherer, declarou aberta a 24ª edição do evento. Em um discurso emocionante ela assumiu ser desafiador debater a temática “Vida Digna: nosso compromisso”, quando pessoas defensoras da dignidade de vida, defensoras dos direitos de todas as pessoas, os direitos humanos, são perseguidas e não têm a devida proteção no Brasil. “ É desafiador ser voz profética que anuncia e denuncia situações de injustiça e que responde ao chamado de Jesus para promover vida em abundância para todas as pessoas, em uma sociedade dominada pelo ódio, preconceito e exclusão... Pode até ser difícil, mas isso é ser sinal do amor de Deus nesse mundo. Isso é ser geração JE, que promove ações de transformação. Que olha com cuidado para a outra pessoa e pratica a empatia. Que possamos, nessa semana de encontro, ser sinal do protagonismo jovem, da alegria e animação da juventude e sinal de vida digna”.

Diversas autoridades participaram da cerimônia de abertura, entre elas o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, que se alegrou em receber um evento tão importante como o Congrenaje. Segundo ele, a história da cidade mudou a partir de domingo e que a energia contagiante de cada pessoa, assim como o legado de cada ação, será contada por muitos anos. O secretário-geral da IECLB, pastor Marcos Bechert; o pastor sinodal do Sínodo Vale do Taquari, Gilsiney Tetzner; o secretário da Ação Comunitária da IECLB, pastor Mauro Batista de Souza; a coordenadora do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio, diácona Simone Engel Voigt; e o reitor da Faculdades EST, professor Dr. Wilhelm Wacholz, também participaram da cerimônia, entre outras pessoas convidadas.

No período noturno, a Associação de Arte e Educação Espaço da Arte apresentou uma peça de teatro sobre a valorização das pessoas que atuam na área da educação e sobre os relacionamentos familiares que estão em volta desta temática.

O Congrenaje ainda oferecerá estudos sobre o tema e o lema. Painéis temáticos com temas que envolvem a sociedade também estão previstos. Durante o dia é possível visitar a tenda interativa, com estandes, rodas de conversa e grupos de estudo. Alguns estandes também estarão oferecendo oficinas.


Veja também vídeo:  1º Dia do XXIV Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE)


 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br