Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 373 - 171208 - Festa de Natal

Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus. Lucas 3,4.6

08/12/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande!

É interessante que a cada ano novamente o tempo de Natal torna-se especial. Podemos até não querer isto, mas é difícil não ser atingido pelo ambiente diferente, mesmo quando a distância às tradições originais do Natal estão distantes. As pessoas desejam uns aos outros »Um bom Natal« ou »Um abençoadao Natal«, »Muita paz« etc.

No meu entender tudo isto tem a ver com uma desejo, uma saudade do céu que carregamos dentro de nós e que mesmo no contexto super racional e objetivo tende a aflorar quando incentivado.

Talvez é a história de Natal do Menino Jesus que é Deus a caminho do nosso mundo de forma humilde e despojada que nos põe em ritmo des festa. Pois é isto que desejamos e precisamos que Deus chegue de uma jeito em nossas vidas que contorna todas as nossas defesas e supera nossos obstáculos.

Neste domingo teremos a nossa tradicional Festa de Natal às 19:00 que será um misto de celebração com confraternização com muita música, história, conversas e brincadeira. Participe!

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela  terças e quintas 14:30-17:30h
 Domingo
10/12/2017
2° Advento
19:00 hs: Festa de Natal (P. Guilherme)
 
Em seguida: Confraternização
Domingo
17/12/2017 
3° Advento
10:30 hs: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
Texto da prédica: João 1,6-8, 19-28
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Advento
 

No calendário cristão, o Ciclo do Natal compreende: o Advento, o Natal, a Epifania e Batismo do Senhor. Este ciclo tem início quatro domingos antes do Natal (25 de dezembro) e se estende até o Batismo do Senhor (Domingo após a Epifania, 6 de janeiro).

O Advento, como parte do Ciclo do Natal, também é o tempo que marca o início do calendário litúrgico cristão. Sua origem é documentada a partir do século IV a.C. Semelhante à Quaresma, que é a preparação para a Páscoa, que celebra a expiação de Cristo, o Advento surge como preparação para o nascimento de Jesus.

Advento, do latim adventus, significa “vinda”, “espera”. Trata-se de uma celebração na qual o foco é a expectativa da vinda do Messias, o Cristo prometido. Este período, que celebra a espera do Messias, pode ser subdividido em duas partes: os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatológico (a Volta de Cristo) e o terceiro e quarto domingos destacam a Preparação do Natal de Cristo. Assim, a quadra litúrgica do Advento tem simultaneamente a dimensão da expectativa da segunda vinda de Cristo, bem como a expectativa da chegada do Messias que concretiza o reino de Deus.

Os teólogos se referem a essa tensão dialética que significa viver a espera do cumprimento das promessas e renovar a esperança no reino que virá, como o “já” e o “ainda não”. Essa ideia do “Já-e-ainda-não” se traduz de maneira artística pelo emprego da cor violeta (ou roxa e lilás) na ornamentação litúrgica, pois são cores que se obtém da mistura “dialética” de uma cor quente misturada com uma cor fria: o vermelho e o azul.

A espiritualidade do Advento é marcada (destaque para cada domingo):

   1. Pela esperança e o aguardo do Messias prometido;
   2. Pela na concretização das promessas de Deus;
   3. Pela demonstração concreta do amor de Deus com a chegada do Messias;
   4. Pela paz, anunciada e plenificada pelo Messias.

Rev. Luiz Carlos Ramos

COMUNICAÇÃO
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br