Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 816

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 05:53

Sínodos

Comunidade sem Missão não é Comunidade de Cristo!

O poder do Espírito Santo nos faz olhar para frente com esperança e confiança. Assim queremos olhar para as nossas vidas, as nossas Comunidades, o Sínodo Rio Paraná e toda a IECLB.

É derramado sobre nós o poder do Espírito Santo para testemunharmos as maravilhas do Senhor, testemunharmos que o tempo da salvação chegou. Agora, somos desafiados e desafiadas a olhar para os próximos 500 anos!

O grande legado da Reforma é a Boa Nova redescoberta e proclamada. O mundo mudou e um dos maiores desafios é ajudar os membros das nossas Comunidades na compreensão do que está no centro da confessionalidade luterana.

Agora são outros 500! Esse tem sido o mote de todo o processo de formação no Sínodo. Temos a necessidade de trazer a reflexão sobre a identidade luterana e as consequências da Reforma para os nossos dias. A recomendação é que Conselhos e Departamentos trabalhem o assunto nas atividades desenvolvidas. Os Núcleos, Departamentos e Conselhos deverão multiplicar a temática nas Comunidades e nos Seminários.

O Brasil vive uma crise em diversos setores e também na educação. Esse é um grande desafio que se coloca para nós, como luteranos e luteranas, para os próximos 500 anos. Precisamos nos motivar e cobrar do Governo o acesso à educação para todas as pessoas.

A Bíblia enfatiza o amor cristão. Nele está implicado o amor ao próximo, a transformação social, a luta por vida digna e vida em abundância para todas as pessoas. Nisso se traduz o amor e o ser luterano, luterana nesses dias: união entre as pessoas para a transformação.

Deus nos deu dons e talentos. Ele nos confiou a responsabilidade pelo cuidado com a sua bela Criação. Temos a sensação de viver um tempo insosso, que nos empurrou para a passividade. Nós nos omitimos da nossa responsabilidade da fé luterana, fé ativa e comprometida com a justiça, a igualdade e a transformação da sociedade.

Não podemos permitir que o cinismo enraíze. Caso contrário, o País pode se deparar com dois cenários: alienação e afastamento cada vez maior da população das atividades e responsabilidades políticas ou o embarque em discursos extremistas com forte teor emocional e messiânico. Ambos passam ao largo da imagem de nação feliz que o povo brasileiro sempre se orgulhou. Fazer o Brasil voltar a sorrir depende de nós, de como iremos votar e cobrar quem elegermos.

Um dos acontecimentos marcantes do Jubileu da Reforma foi a emissão de um selo postal por parte dos Correios, motivo de gratidão e alegria para quem compreende a importância da Reforma e do seu legado. No Sínodo Rio Paraná, houve o lançamento do selo do Jubileu da Reforma em duas cidades: Toledo/PR e Marechal Cândido Rondon/PR. Foram momentos de reflexão e de valorização da história de fé do povo luterano.

Uma das grandes alegrias no Sínodo tem sido a regularidade da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai Vem. É sempre um desafio animar e motivar as Comunidades a se envolverem e engajarem nesta caminhada, mas é possível perceber que há compreensão sobre o alcance da Missão para além dos muros da Igreja. A Vai e Vem nos concede uma oportunidade de sermos Comunidade Missionária, um momento para descobrirmos a alegria em doar para o Reino e um desafio para colocar-nos a caminho de dar a Boa Notícia de Deus.

Um dos grandes desafios do Sínodo Rio Paraná, como em toda a IECLB, é a Missão. Em diversos momentos e impulsionada por movimentos, a Igreja sempre teve a preocupação com a Missão, com diferentes ênfases em diferentes momentos. Todas essas experiências missionárias buscaram refletir o seu tempo na vida comunitária. Entretanto, apesar de toda essa caminhada e do envolvimento com a Missão, sempre temos que refletir e avaliar a nossa Ação Missionária nas Comunidades.

É imperativo do Evangelho: Comunidade sem Missão não é Comunidade de Cristo! A Missão da Igreja, pois, não é outra que inserir-se na Missão divina e dispor-se a ser instrumento do agir salvífico de Deus (Plano de Ação Missionária da IECLB - PAMI). Nesse sentido, o Planejamento Missionário é fundamental! No Sínodo Rio Paraná, o objetivo é que, até o final de 2019, todas as Comunidades tenham avançado em relação ao Planejamento. Se não soubermos o que é e o que significa Missão, facilmente seremos cooptados pelos ‘espíritos dos tempos’, que transformam a Missão de Deus em aberrações.

P. Lauri Becker | Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br