Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 811

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 23:05

Sínodos

Igreja que anuncia: Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

Em 2017, quando comemoramos os 500 anos da Reforma Luterana, o Sínodo Paranapanema comemora 20 anos da sua fundação. Nesta jornada, olhamos para os caminhos percorridos, reconhecendo avanços, desafios e um amplo leque de possibilidades que se colocam no horizonte e devem ser enfrentados sob a bênção de Deus.

O Sínodo Paranapanema engloba o litoral paranaense, a capital do Estado do Paraná, Curitiba, e Região Metropolitana, os Campos Gerais do Paraná até Guarapuava, norte do Paraná, meio-oeste e oeste de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul, na cidade de Três Lagoas. São, aproximadamente, 14.500 membros espalhados em contextos urbanos e Comunidades rurais. Há Comunidades com mais de 150 anos de história e Comunidades com 15 anos de fundação. Temos Comunidades com mais de mil membros e outras com 40 membros. Portanto, é um Sínodo de grande extensão geográfica, multiformes Comunidades no que tange à cultura, à realidade social, assim como aos entendimentos teológicos. Nesta diversidade, somos desafiados e desafiadas a sermos Igreja que, alegre, jubila e caminha para servir e testemunhar a Boa Nova por Cristo anunciada.

Nesta grande geografia e diversidade de Comunidades, muitos são os dons a serviço. Olhando para a caminhada, nos alegramos: (a) pelo Planejamento Missionário elaborado no ano de 2017, (b) por ter conseguido pagar valores devidos desde a aquisição da Sede Sinodal há mais de dez anos, (c) pela nova Sede Sinodal, a ser inaugurada no começo de 2018, (d) pelas frentes missionárias colocadas como prioridade para 2017, ou seja, Santa Fé do Sul/SP, Litoral Paranaense e Cianorte, no norte do Paraná, (e) por conseguir investir em formação de Ministros e Ministras, assim como na formação de lideranças das nossas Comunidades, (f) pelas contribuições, mesmo em tempos de crise financeira, estarem de acordo com o planejado, (g) pelo desafio de, até 2019, abrirmos um Campo de Atividade Ministerial, no Sínodo, voltado para a formação, (h) pelo trabalho com jovens, que, no primeiro Congresso Sinodal, em 2013, reuniu 25 jovens e, no terceiro, em 2017, alcançou 160 jovens e (i) por termos um ambiente de diálogo, respeito e diversidade teológica permeada por desafios e oportunidades para a atuação e presença da IECLB e das suas Comunidades, testemunhando que O justo viverá por fé (Rm 1.17), passagem que abriu os horizontes de Martim Lutero e impulsionou a Reforma.

Olhando para o nosso contexto, precisamos reconhecer que temos o título de ser a Igreja da Palavra. No entanto, nem sempre a Palavra de Deus recebe e ocupa o lugar de destaque que deveria. Precisamos reconhecer que, muitas vezes, famílias e Comunidades Luteranas deixam a Sagrada Escritura em segundo plano, seguindo de forma autônoma, sem dar vez e voz para que a Palavra de Deus ilumine e conduza os passos, as ações e a vida.

Precisamos reconhecer que somos Comunidades ‘ricas’ de dons, possibilidades, desafios e também recursos financeiros. Falar com mais liberdade e ousadia sobre Fé, Gratidão e Compromisso é sempre um desafio atual e que, se levado a sério, viabilizará mais gratidão, Ofertas ainda mais generosas e isto oportunizará condições para auxiliar, viver e testemunhar no contexto sinodal e fora dele a Boa Nova da Salvação, ensinada por Jesus Cristo e redescoberta por Lutero.

Outro aspecto que sempre de novo precisa ser reconhecido e abordado é a estrutura e a governança estabelecida pela IECLB para as suas Comunidades, Paróquias e para o Sínodo. É necessário dialogar sobre as políticas norteadoras da Igreja, a sua forma de conceber e formular a missão e o testemunho, sendo estes nem sempre reconhecidos e levados em consideração. Exemplo disto é que ainda se percebe que, muitas vezes, o Plano de Ofertas da IECLB é desobedecido, Ofertas são divididas e a Campanha de Missão, a Vai Vem, não é tratada com a seriedade que merece. Isto deve ser motivo de arrependimento e mudança de atitude, de forma que, realmente, façamos jus ao título de Igreja da Reforma, orientada pela Palavra de Deus e de acordo com as descobertas feitas por Lutero.

O Sínodo Paranapanema tem diante de si o desafio de motivar as suas Comunidades a serem diaconais, assim como a motivar os membros das suas Comunidades a colocarem os seus dons a serviço, exercendo o Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes, um valor da Igreja Luterana.

P. Odair Braun | Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br