Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 820

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 19:50

Carta à Comunidade

Façamos do voto um instrumento de cidadania!

Segundo Lutero, Deus utiliza a Igreja, a Economia e a Política, as três Ordens da Criação, como instrumentos para efetivar a sua vontade no mundo. Nesse sentido, o Tema da IECLB para 2018 afi rma que Igreja, Economia e Política são instrumentos que Deus coloca ao nosso dispor para buscarmos o bem, contra o mal (Am 5.14)’, destaca a Carta Pastoral Eleições 2018, emitida pela Presidência e publicada (trechos), na Editoria Presidência.

A Carta lembra que a Missão de Deus abrange todos os espaços do nosso viver: a casa (indivíduo, família, trabalho, amizades), a Comunidade de Fé (Comunidade local, sinodal, nacional e ecumênica), a sociedade civil (bairro, cidade, estado, país, governo, economia, política), a Criação inteira (meio ambiente e recursos naturais). Pelo correto desempenho em cada Ordem, nós servimos e cooperamos com Deus no engrandecimento da vida. O mesmo Deus que instituiu as Ordens, chama e vocaciona, tornando-nos responsáveis pelo cuidado da Criação.

Vivemos em contexto brasileiro grave, alerta o Documento: ‘Governos e parlamentos perdem a confiança em vista dos seus atos de escárnio contra o povo brasileiro. Nas Redes Sociais, há veiculação de opiniões de quem quer provar que a sua é a verdade absoluta, recorrendo, até mesmo, a versículos bíblicos selecionados segundo critérios questionáveis. O mais fácil parece ser ‘terceirizar a culpa’. Afinal, pensar, refletir, exercitar a autocrítica e entender a complexidade da realidade exige mais e requer humildade’.

Como não entrar nessa lógica do ódio, da intolerância, do confronto que coloca em rota de colisão e fragilização crescentes a família, a Comunidade de Fé, a Igreja e a sociedade? O que fazer para que a compreensão e a perspectiva de fé, esperança e testemunho evangélico-luteranos sustentem a nossa argumentação e a nossa atuação responsáveis nas Ordens da Criação?, questiona a Carta Pastoral.

O Documento assegura ‘A fé evangélico-luterana opõe-se aos vícios presentes na cultura política brasileira e capacita para ocuparmos o nosso lugar nas Ordens da Criação e exercitarmos responsavelmente a cidadania. Movenos o amor de Deus por sua Criação! Exercitamos a cidadania que brota da fé! Participamos da vida política como resposta à vocação de Deus’.

Ótima leitura!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br