Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 816

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 07:56

Educação Cristã Contínua

Por que a IECLB batiza crianças?

É preciso ter fé para ser batizado ou batizada? A falta de fé invalida o Batismo? Criança recém-nascida tem pecado? Essas são perguntas frequentes nas conversas batismais.

Conforme a Bíblia, o Batismo é um Mandamento de Deus, ordenado por Jesus (Mt 28.19). Nele, um sinal externo, a água, é conjugado a uma promessa divina, configurando um dos dois Sacramentos da Igreja.

Na compreensão luterana, entende-se que as pessoas nascem com a ‘semente do pecado’, afastadas de Deus. Podemos entender o pecado como a inclinação do ser humano de querer viver por si mesmo, sem prestar contas a ninguém. É o desejo de ser o seu ‘próprio deus’, estabelecendo as suas próprias normas e os seus próprios valores. 

A Igreja Luterana entende também que o Batismo não pertence ao ser humano ou à Igreja, mas é a ação primeira de Deus em favor das pessoas. Ele é o ponto de partida, o início da vida cristã. Ao dizer quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16.16), Jesus aponta que a fé recebe o Batismo. A iniciativa do Batismo é de Deus. Portanto, o Batismo não depende da compreensão, da inteligência nem dos méritos da pessoa.

O Batismo é uma oferta graciosa de Deus - é presente. Deus quer nos integrar no Corpo de Cristo por bondade. Assim, pessoas de todas as idades podem ser batizadas. Esse também é o motivo pelo qual a Igreja Luterana batiza crianças. Pensar que o Batismo depende da pessoa que o recebe é tirá-lo de Deus e torná-lo propriedade humana.

A compreensão luterana sobre o Batismo não para por aí. A Igreja ensina que a vida cristã é uma resposta de gratidão à atuação salvífica de Deus, por isso o Batismo é ponto de partida para uma vida cristã. Ao batizar uma criança, pais, mães, Padrinhos, Madrinhas e Comunidade declaram publicamente o seu compromisso com o acompanhamento e a Educação Cristã.

A IECLB tem várias experiências nesse sentido, como o Programa Missão Criança, o Culto Infantil, o Ensino Confirmatório e os diferentes Grupos Comunitários. Também realiza a sua tarefa por meio da publicação de materiais, como a Revista O Amigo das Crianças, os artigos em informativos, jornais, sites, entre outros.

Para Martim Lutero, a vida cristã outra coisa não é que um Batismo diário, começado uma vez e sempre continuado. Essa luta diária contra o pecado e o afastamento de Deus se dá por meio de toda a vida. Assim, o Batismo nos compromete como pessoa, família e Comunidade a viver e ensinar os valores e princípios cristãos, colaborando com Deus na Missão de dar vida plena, com justiça e paz entre as pessoas.

P. Nilton Giese | Ministro na Comunidade em Belo Horizonte/MG 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br