Educação: esperançar, proposta que permanece e força vital diante dos desafios cotidianos
Desde a origem da IECLB, a educação é componente essencial da sua missão. O Plano de Educação Cristã Contínua (PECC), aprovado, em 2008, pelo Concílio da Igreja, reafirma a importância da Educação Cristã para a Igreja e mostra uma caminhada conjunta de décadas na área da educação.
O PECC orienta, teológica e pedagogicamente, todas as instâncias da IECLB no planejamento de ações de Educação Cristã Contínua. Contudo, o seu conteúdo pode ser um referencial para os desafios constantes que a educação nos coloca na família, na Comunidade, nas Redes de Ensino ou em outros setores, de uma maneira ou outra, envolvidos com a educação.
Um dos aspectos que a fundamentação teológica do PECC apresenta é a esperança vivida. Em todos os anos da minha atuação como Professora, diante da falta de recursos das escolas, da constante reivindicação por salários dignos, da sobrecarga de trabalho, de conceitos que desmotivavam a reflexão/ação de situações do cotidiano, dos desafios vividos em sala de aula e da tristeza de ver crianças e jovens, às vezes, reagirem com indiferença diante de escolhas que necessitavam fazer, colegas e eu reafirmáreafirmávamos, principalmente com as nossas ações: Não desistimos porque temos esperança. Assim, educávamos para a esperança.
Esperança vivida é atitude ativa! Esta expressão nos remete ao Educador Paulo Freire, que dizia: ‘É preciso ter esperança, mas tem de ser esperança do verbo esperançar!’. É diferente da esperança do verbo esperar, que é espera: esperar que melhore, que funcione, que se resolva sem a minha ação. Não se trata da espera simplesmente, mas da esperança que sustenta a vida.
O impulso da esperança é o amor à vida, a fé na prática do amor, elemento básico da existência humana e da relação com Deus: Amarás o Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 22.37 e 39).
Esperançar é ir atrás, é se reunir, é encarar os desafios. Esperança do verbo esperançar é a capacidade de projetar o futuro, mas agir no presente.
Esperançar é a capacidade de olhar e sempre reagir àquilo que parece não ter saída, é continuar insistindo que, sim, dará certo.
Esperançar é um referencial permanente para a educação e uma força vital diante de todas as dificuldades e de todos os desafios que se apresentam no nosso cotidiano.
Cat. Sônia Trapp Mees | Coordenação de Educação Cristã da IECLB
PRONUNCIAMENTO |
Esperança vivida
A Bíblia indica parâmetros e princípios éticos essenciais para uma educação baseada no agir educativo de Deus. Esse agir tem na ação de Jesus seu exemplo maior. A confessionalidade luterana também aponta para uma prática educativa baseada na liberdade, na aceitação e na abertura para o diálogo e no sacerdócio geral.
A prática da esperança permite olhar para além dos problemas e desencantos. Ela motiva e inspira a vivência de um projeto de vida digna e justa. Nesse sentido, esperança é atitude ativa, que exercita a promoção da dignidade humana e o serviço ao próximo (Rm 12.12-14). Educar para a esperança é mostrar que ela é inspirada na ação de Deus entre nós e experimentada no testemunho de fé e de ações de justiça.
Plano de Educação Cristã Contínua - PECC (2008)