Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Sintonia

A responsabilidade da Presidência é promover a unidade confessional e organizacional. É isso que permeia todas as ações da Presidência. Por unidade confessional e organizacional entendemos a sintonia por parte de todos os membros em relação à missão da Igreja e à doutrina da Igreja, base da sua expressão de fé e que lhe dá identidade, a saber, as Sagradas Escrituras e os Escritos Confessionais. Uma fonte de inspiração importante para o entendimento dessa unidade são duas passagens da carta pastoral dirigida aos efésios:

Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito (Efésios 2.19-22).
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor (Efésios 4.15-16).

Os dois extratos bíblicos contêm o verbo ajustar. Eles apontam para a edificação do povo de Deus sobre a pedra angular, Jesus Cristo, e reforçam o vínculo de todas as partes do corpo com a cabeça, Jesus. Ele é pedra angular e cabeça. A construção acontece de forma pacienciosa. As pedras recebem um tratamento especial e passam por polimentos para poderem compor o conjunto do edifício. As instâncias eclesiásticas procuram corresponder ao papel de que, juntas, favorecem a cooperação e o crescimento do corpo de Cristo.

Sintonizar com vistas à unidade significa justamente isso: ajustar o dial [aquela haste do rádio que se posiciona no número que corresponde à emissora que se quer sintonizar] de tal forma que a comunicação aconteça na frequência dada por Jesus Cristo e pela herança reformatória, farol que nos orienta e que nos leva teimosamente a voltar-nos à verdade evangélica revelada por Ele.

A sintonia com vistas à unidade confessional e eclesial permite comunhão de jornada de pessoas evangélicas luteranas que caminham, como povo de Deus, organizadas em Comunidades, constituindo a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, parte da grande família de Deus, que segue a verdade em amor e cresce em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br