Missão com Famílias


ID: 2785

Vocação para ser Pai

06/08/2012

“ A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” Hb 11.1

 Estamos na semana do Dia Dos Pais, data especial na vida da família, especialmente para as crianças que amam fazer uma surpresa para os papais. Quero fazer uma homenagem a todos os pais, agradecer em especial a Deus pelo pai que me deu aqui neste mundo, pela família onde nasci e recebi meus primeiros passos na fé. Acredito que nem todo homem tem vocação para ser pai. Entretanto, essa vocação é especial e totalmente diferente da vocação profissional pode ser despertada quando um homem conhece o amor. Quando namora, conhece a pessoa com a qual sonha em formar uma família e consequentemente a vocação para ser pai é despertada.

 Vocação é um chamado, é um despertar que acontece através de Deus. Vocação é uma qualidade nata, porém, pode ser aprimorada com perseverança. Vocação para pai é um chamado especial que Deus lhe confiou e pode ser aperfeiçoado. Ser pai não é complicado, mas resiliência para deixar de reclamar das tarefas de ser pai. Comece a orando por seu filho antes mesmo dele nascer.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Pv 22:6.

 Ser pai, é acreditar que os filhos são bênção de Deus e não um problema. Que necessitam a presença do pai em todas as fases de seu crescimento. Quando um pai considera um filho ou uma filha um problema, acaba se desgastando, seus esforços para solucionar as diferentes situações que surgem na educação dos filhos poderá não resultar em soluções. Paternidade é diferente de maternidade, aprende-se a ser pai sendo filho, identificando-se com a presença da figura paterna.

 Instrua-os nos caminhos do Senhor, e não os irrite. “ E vós pais, não provoqueis vossos filhos a ira; mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Ef 6.4

 Assumir a paternidade responsável tem suas exigências, e como ser humano, o homem tem seus limites, enquanto pai, terá que se ocupar criativamente e firmemente para construir e aperfeiçoar a paternidade.

Para tanto é necessário, paciência com os erros, será necessário limites e regras, ter disposição, sabendo administrar os conflitos, perseverança e fé. Sim, orar pelos filhos não é missão só da mãe. Um bom pai gera confiança, passa valores cristãos. Ensine seu filho ainda pequeno a agradecer, a rezar, a orar, a pedir. Quando seu filho estiver dormindo, ponha a mão sobre ele e peça a Deus por sua vida

Sempre que puder diga a seu filho o quanto ele é amado, elogie seu filho sempre que ele merecer, não exija em demasia, não cobre de seu filho o que ele não pode ser e o que você mesmo não pode ser. Aproveite os espaços que são oferecidos em sua comunidade de fé para seus filhos, leve-os aos cultos, as programações da Escola Dominical, nos almoços...

Diferente da vocação profissional em que se pode mudar de profissão, uma vez se tornando pai, terá a responsabilidade para toda a vida. Aprenda a ser pai, cuidando de seus filhos, sendo presente, tendo dedicação, seja firme quando necessário, seja exemplo, lembre-se que seus filhos aprendem com as suas atitudes. Tenham uma semana abençoada e um Feliz Dia dos Pais em família. Fraternalmente em Cristo.

 Pa.Jaqueline Michel Piazza


Autor(a): Pastora Jaqueline Michel Piazza/Getúlio Vargas
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 16023

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br