Missão com Famílias


ID: 2785

Salmo 127.1

Prédica - Mês da Família - Rio Claro-SP

18/08/2013

Prédica em Rio Claro, Mês da Família - 18/08/2013
(Guilherme Lieven, Pastor Sinodal - Sínodo Sudeste - IECLB)

Graça e Paz daquele que é Senhor sobre todas as coisas, que está entre nós e que virá na plenitude, Graça e Paz de Jesus Cristo seja com todas e todos nós. Amém

Dou graças pela oportunidade de participar desses 22 anos do mês da família nesta Comunidade, nesta Paróquia.

Se o Senhor não edificar a Casa, em vão trabalham as que a edificam. Salmo 127.1

Com Deus, em amor, com dedicação e sabedoria, trabalho e envolvimento, diálogo e entendimento se edifica a casa.... a nossa casa

Por isso proclamamos que: A fé começa em casa

Martim Lutero escreveu o Catecismo Menor para os pais ensinarem os conteúdos da fé em suas casas. O reformador sabia que a fé e a nossa comunhão com Deus começa em casa.

As decisões e planos para levar as crianças ao Batismo começa em casa.

O apoio e acompanhamento à preparação dos adolescentes para a Confirmação acontece em casa...

A fé começa em casa

Em casa aprendemos a orar, fazemos as nossas primeiras orações, antes de dormir, à mesa, nos momentos de alegria e de tristeza.

A fé começa em casa

Lá ouvimos o testemunho dos nossos avós e dos nossos pais, Em casa percebemos e assimilamos a devoção e a confiança em Deus. Em casa estamos desmascarados, não conseguimos nos enganar, em casa conhecemos uns aos outros e nela podemos edificar a comunhão uns com os outros e com Deus. Cremos que nela o nosso Deus está presente. Ali, por graça, participa da sua edificação e construção. Ali revela o seu amor, seus ensinamentos, sua salvação.

O poder de Deus e a sua salvação, a novidade de vida, vem para nossa casa, conforme a vontade de Deus. Encontramos esse testemunho nos evangelhos: Jesus foi a casa de Jairo. E lá devolveu a vida à menina que já dormia - A ela disse: Talita Cumi - Menina, Levante-se!

Jesus foi a casa de Zaqueu e disse: Hoje veio a salvação a esta casa. Ele foi à casa de Maria e Marta: ensinou, ouviu, conviveu, despertou, transformou. Jesus foi a casas onde acontecia casamentos, celebrações. Ali Ele participou, colocou-se junto, comparou o Reino com uma casa que dá um banquete. Deus participa da dinâmica de vida em nossa casa, e a nossa casa participa na missão de Deus.

A fé começa em Casa:

A casa edificada com Deus torna-se abrigo seguro, um ninho para o crescimento do ser humano, espaço para o crescimento, educação espiritual, social e cidadão.

Na casa está a história da família: documentos, fotos, objetos, louças, moveis que comunicam raízes, referências, que participam da formação emocional e cognitiva dos que ali habitam.

Na casa temos abrigo: descanso, alimento, proteção, cuidado...

Na casa encontramos a mensagem da vida maior do que a morte, a mensagem dos valores e da dignidade: diálogo, cuidado, amor, estímulos para a formação e o trabalho, nela se faz planos, constrói esperanças, partilha alegrias e dores.

A fé, o amor, a dignidade e a eternidade começam em casa.

De qual casa estamos falando? Da casa rica ou pobre, pequena ou grande, feia ou bonita, perto ou longe que será sempre espaço sagrado onde Deus vem anunciar a Paz e dar salvação.

Sabemos que há casas que abrigam os poderes do pecado, a violência, onde se constrói os planos da morte. Mas, não fomos feitos e resgatados por Deus para construir e viver nessas casas.

Somos vocacionados e chamados para viver em casas edificadas na rocha firme, conforme nos ensina o evangelho de Mateus, capítulo 7, casas construídas com dedicação, em comunhão e na presença de Deus.

Precisamos considerar que não vivemos fora do mundo e que as nossas casas estão inseridas em um contexto e realidade. Para as nossas casas carregamos a nossa humanidade, nossa fragilidade e pecado, nossos vícios e ambições. Assim como em nós, conforme nos ensinou Martim Lutero, em nossas casas, através de nós, habita o pecado - devido a nossa condição humana, e simultaneamente a santidade, pela ação do Espírito Santo, pela graça e amor de Deus.

Por isso precisamos vigiar:

- Retirar das nossas casas todos os tipos de violência, combater o comportamento violento, os tumultos e gritarias. No lugar construir o diálogo, a fraternidade e a paz;

- Retirar das nossas casas as conversas chulas, os palavrões... Edificar em nossas casas uma linguagem e comunicação que passa honestidade, alegria e confiança mútua;

- Retirar de nossas casas a hierarquia. Ensinar e praticar em casa o comportamento de respeito, onde cada um tem o seu lugar, a sua responsabilidade, parte de uma dinâmica de amor, que Deus abençoa e ajuda.

A fé, o amor e a dignidade e a eternidade começam em casa.
A casa rica ou pobre, pequena ou grande, feia ou bonita, perto ou longe será sempre espaço sagrado onde Deus vem anunciar a Paz e dar salvação.

Lembro-me que a casa de meus avós era a mais bonita. Eu era criança, com cinco ou seis anos. Não entendia nada de aparência, valor de imóvel. Quando jovem, anos mais tarde, ao voltar à casa dos meus avós descobri que ela era a mais feia de todas as outras da região. Certamente o arinho e o cuidado dos meus avós definiram em minha lembrança a beleza da casa. Compreendi que as crianças entendem muito é de amor, e por isso sabem definir qual é a casa mais bonita. O Amor dos avós era a coisa mais bonita daquela casa, ao ponto de tornar-se a casa inteira e fazer dela a mais bonita de todas.

Que o Espírito Santo de Deus abra os olhos de todos vocês para verem a presença de Deus em suas casas, então vocês conhecerão o amor e saberão o que é verdadeiramente belo. A fé começa em casa. Amém
 


Autor(a): Guilherme Lieven
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 13º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 127 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 24171

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br