Missão com Famílias


ID: 2785

Primeiro domingo após o Dia dos Pais

13º Domingo Após Pentecostes – Jr 23.16-29

17/08/2013

Família.
Pastora Jaqueline Michel Piazza_Paróquia de Getúlio Vargas
1 | 1
Ampliar

Deus disse; “ Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças.Dizem coisas que eles mesmos inventam e não aquilo que eu falei. Eles continuam dizendo aos que desprezam a minha mensagem : “ tudo irá bem.” E dizem aos teimosos: A desgraça não cairá sobre vocês. ..

Hoje é o primeiro domingo após o Dia dos Pais, data especial na vida da família e comunidades. Pois, no domingo passado, as crianças e jovens apresentaram teatros, cantos em suas escolas e nos cultos que aconteceram nas diferentes comunidades e nos diferentes contextos, homenageando os pais.Na família, o cuidado dos pais com os filhos, a união, a amizade e o perdão são ensinados e passados de geração a geração. Nosso lar, é o lugar onde temos nossos primeiros amigos, nossos próprios pais e nossos irmãos. Na família aprendemos a viver em cooperação, respeito, perdão e ajuda mútua.

O texto de nossa reflexão vem do Antigo Testamento, do livro do profeta Jeremias, conhecido como profeta das lágrimas. Após escrever um livro inteiro, escreve o livro de Lamentações de Jeremias, contando para Deus todo o seu sofrimento. Jeremias passou por momentos de angustia devido os falsos profetas existentes em seu tempo. A maioria das profecias foram proferidas quando Zedequias era rei de Judá. Foram anos de humilhação nacional.

Atualmente vivemos conectados com pessoas de todos os lugares, muitas vozes se levantam, muitas pessoas se dizem profetas em nome de Deus. No tempo de Jeremias, muitos profetas se levantaram em nome de Deus. Jeremias opunha-se vigorosamente contra. Ele era de fato, um homem íntegro, sensível a toda influência espiritual, suscetível da profunda emoção. Não podia ser comprado, não era cego ao pecado e a loucura de seu povo. Foi um mediador impelido pelo patriotismo e pela fé em Deus. Daí a veemência de suas emoções e mensagens, ora contra o povo, ora intercedendo junto a Deus. Daí também, o seu isolamento, a sua agonia de espírito.

Em Deus, Jeremias teve a coragem de denunciar falsos profetas de seu tempo. Denunciando que a mensagem dos mesmos era tão perversa, quanto as suas ações. Anunciar a palavra de Deus em nosso tempo, é não prometer saídas fáceis, é não se colocar no lugar de Deus. Anunciar a Palavra de Deus hoje é primeiro deixar-se moldar por ela. Fazendo diariamente uma autoavaliação, muitas vezes será necessário recomeçar, deixar-se transformar pelo amor e perdão restaurador de Deus Pai. Pela graça redentora da Salvação através da fé em Jesus. Que passou pelo sofrimento da cruz , não ficou nela, nem na sepultura, Deus Pai o ressuscitou. A vida, morte e ressurreição de Cristo apontam, para a mudança que todos nós necessitamos diariamente, independente das vozes que levantam em nosso meio, em Deus temos vida nova e vida com esperança. Possamos ser anunciadores de seu amor, perdão e salvação.

Tenhamos a coragem de servir a Deus, sem medo das vozes que se levantam em nossos dias, pois Deus diz: “ Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus.Eu lhes dou forças, e ajudo; eu os protejo com a minha forte mão”. Is 41.10

Começando em nosso lar, em nossa família, o texto de Jeremias nos convida a refletir sobre a influência que exercemos dentro na família, na comunidade na qual estamos inseridos e sociedade. Que a paz de Deus encha nossa mente e coração de esperança a cada nova manhã.
 


Autor(a): Pastora Jaqueline Michel Piazza/Getúlio Vargas
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 29
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24089

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br