Luteranos em Contexto



ID: 2650

Estação Maio 2017: Vocação

Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
1 | 1
Ampliar


Estações do Jubileu - Estação de Maio/2017: Vocação

O projeto das Estações do Jubileu da Reforma convida todos e todas a, neste mês de maio de 2017, relembrar o chamado que Deus nos faz para exercermos a nossa vocação diariamente conforme a sua Palavra.

Vocação é referência importante em uma realidade que insiste em tentar convencer que a vida não tem sentido além do consumismo. Deus nos dá rumo, preenche a nossa vida com propósito. Ele nos vocaciona! A vocação é, portanto, presente de Deus! Em resposta, somos, sem exceção, convidados e convidadas por Ele a, em gratidão, cumprir o mandato da vocação.

Viver a vocação no dia a dia é relembrar o chamado que Deus nos faz para servir. O chamado é um convite honroso feito por Deus para que sempre de novo nos coloquemos no lugar das pessoas com as quais nos relacionamos, com a finalidade de sairmos de uma visão individualizada, que tem opinião para tudo e que julga apenas a partir de uma única verdade: a própria. O chamado de Deus nos convida a superar o egoísmo, a vaidade, a discriminação.

Deus cuida de pessoas por meio de outras pessoas! Não importa qual função exercemos, somos criaturas vocacionadas para cuidar. Este cuidado começa em casa, como pais e mães, filhos e filhas, segue na Comunidade cristã e se estende para dentro da Comunidade civil. Somos pessoas vocacionadas por Deus para exercermos as nossas funções, as nossas profissões, o Ministério com Ordenação como cooperadores e cooperadoras do próprio Deus, para a construção de um mundo mais justo, mais cuidadoso com as pessoas e com a natureza.

O ano do Jubileu da Reforma, em especial este mês, nos abre a possibilidade de rememorar o primeiro chamado de Deus, feito no Batismo. Pela graça de Deus, somos pessoas acolhidas e libertas para fazer parte da Missão de Deus no mundo e na sociedade em nossas atividades cotidianas. Lutero apontou para o valor e a importância das atividades relacionadas à subsistência, à organização social e à vida cultural e afirmou serem elas boas e desejadas por Deus. Nelas vivenciamos o nosso mandato de filhos e filhas de Deus, vocacionados e vocacionadas para a promoção da dignidade da vida. Assim, a vocação tem uma perspectiva mais ampla e não se restringe ao Ministério com Ordenação.

A Presidência da IECLB convida as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. A terceira Estação, referente ao mês de maio, traz eventos importantes na sua agenda, como o dia 1º, lembrado mundialmente como o Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Esta data serve para nós, Comunidade cristã, como um impulso para refletir sobre a vocação nas diversas ocupações exercidas pelas pessoas que formam a Comunidade. O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, dia 14, nos dá a oportunidade de realçar a importante função exercida pelas mães na família e, consequentemente, na sociedade. O dia 20 nos lembra a Ascensão do nosso Senhor Jesus Cristo, que, ascendendo junto à glória do Pai, após a vitória sobre as forças da morte, nos chama a sermos pessoas esperançosas, que vivem e anunciam, desde agora, a realidade de um mundo novo.

É por isso que dedicamos a Estação de Maio ao tema “Vocação”. Subsídios para abordar a temática podem ser encontrados no Portal Luteranos , em especial na busca por temas, tais como Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador/a, Dia das Mães, Dia da Ascensão. Na página oficial da IECLB no Facebook (https://www.facebook.com/IgrejaEvangelicadeConfissaoLuterananoBrasilOficial), serão postados e-cards (cartões eletrônicos) que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano (http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/500-anos/500-anos-jornal-evangelico-luterano), desde 2012, as páginas centrais propõem uma série de reflexões em torno de Lutero e da Reforma.

Vivamos a vocação de Deus no contexto em que estamos inseridos, fazendo parte da grande rede mantenedora da vida. Com os dons e talentos a nós confiados, vivamos a fé segundo os valores evangélicos da justiça, da paz e da solidariedade.

Fraternalmente

Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br