Bíblia



ID: 2769

O uso da Bíblia em Jesus

17/06/2016

Vale a pena examinar como Jesus, ele mesmo, manuseou a Bíblia. Talvez haja quem estranhe essa proposta. Pois Jesus não tinha Bíblia como a temos hoje. Ainda não haviam sido escritos os evangelhos, e ninguém cogitava em algo semelhante a um Novo Testamento. Mesmo assim, Jesus trabalhava com uma Sagrada Escritura. Era aquela que, para nós, é o Antigo Testamento. A ela se refere frequentemente. Viu nela a documentação da vontade e a depositária das promessas de Deus. Assim como Lutero, assim também Jesus era de certa forma “professor de Bíblia”. Não veio para dissolver a lei e os profetas, e, sim, para cumprir (Mateus 5.17).

Com efeito, é impossível entender Jesus sem esse pano de fundo. Sua atuação pública inicia na sinagora de Nazaré com a leitura de uma passagem do profeta Isaías, comentada por ele com as palavras: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir (Lucas 4.21). A mensagem da proximidade do reino de Deus, sua atividade terapêutica, o resumo da vontade de Deus no duplo mandamento do amor, todo agir e falar de Jesus emana da história de Deus com seu povo, registrada na Escritura. Também para Jesus ela era a suprema norma de vida.

O quanto isso é verdade percebe-se na rejeição da “tradição dos anciãos” por parte de Jesus (Marcos 7.8s). Essa tradição era uma tradição paralela à Escritura, de origem rabínica, composta de 613 leis. Elas especificavam os preceitos da “torá”, ou seja, da lei de Moisés. Detalhavam a obrigação de santificar o sábado, por exemplo, em 39 minuciosas prescrições, de modo que não mais havia dúvidas quanto ao proibido e permitido naquele dia. Jesus acusa os fariseus e escribas de invalidarem a vontade de Deus mediante esse tipo de legalismo. Trata-se de tradição humana, sem nenhum valor. Autoridade é apenas a Escritura. Jesus defende, já em seu tempo, o princípio do sola scriptura (somente a Escritura).

Mas também na Escritura Jesus faz distinção entre a letra e o Espírito. Ele não aceita a permissão do divórcio em Deuteronômio 24.1. Enxerga nela antes uma concessão de Moisés à dureza do coração do homem (Marcos 10.5). A vontade de Deus é outra. Ele revoga a lei da retribuição “olho por olho, dente por dente”, interceptando assim a espiral da vingança (Mateus 5.38s). Acaba, não por último, com a lei da pureza e impureza. Se nada há fora do homem que o possa contaminar perante Deus, já não há razão para discriminar pessoas com base nessa lei (Marcos 7.14s). Jesus reformula a lei do AT pelo princípio do amor.

Seja lembrado que Jesus quer cumprir, não abolir a lei. Mas para tanto importa distinguir entre a vontade de Deus e a lei escrita. A esta podem ter-se misturado interesses humanos. Para Jesus, autoridade última não é o texto, e, sim, o propósito de Deus. A Escritura continua sendo portadora da palavra divina, sim. No entanto, ela é autoridade apenas penúltima. Há que se buscar a vontade de Deus por trás das palavras. Deus ama a sua criatura e quer a sua vida. Este é o critério a que também a Escritura fica sujeita.

Pastor Dr. Gottfried Brakemeier, em “Por que ser cristão?”, Editora Sinodal


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br