Culto e Liturgia



ID: 2653

Investidura de liturgos em Domingos Martins

Depois de curso, a investidura dos participantes aconteceu durante culto de Ascensão do Senhor

14/05/2015

No dia 14 de maio de 2015 a paróquia de Domingos Martins celebrou de forma muito especial a ascensão do Senhor. Após pouco mais de um mês curso de preparo, um grupo de 25 pessoas de todas as comunidades da paróquia foi investido para auxiliar nas atividades e celebrações.

Oficiado pelo P. Valdeci Foester e pelo teólogo Joel Frederico, o culto contou com a presença de membros de todas as comunidades da paróquia de Domingos Martins. Um trecho da liturgia do culto exortava os liturgos investidos a se permitirem “ser à imagem e semelhança Daquele que não vem a nós para ser servido, mas que nos serve vida plena”. Toda liturgia seguiu à luz da humildade de Cristo que deve inspirar estas pessoas nas atividades que sempre desempenharam e que agora fazem com um chamado especial.

Todos os liturgos receberam uma veste litúrgica simples. Por meio dela, simbolicamente o ministro ordenado convida estas pessoas a auxiliá-lo nesta nobre tarefa de servir. Ou seja, sempre serão orientados pelo pároco local nas tarefas que irão desempenhar.

 

O curso básico de liturgia

Para preparar esta equipe, a paróquia de Domingos Martins ofereceu um básico curso de liturgia com o qual as lideranças receberam uma melhor preparação sobre o que significa o culto cristão. O foco desta preparação foi a “ordem do culto” ou sua liturgia e o caráter de serviço que o culto cristão tem para a comunidade. Desde a história da liturgia até a nossa vivência cúltica hoje, buscou-se refletir sobre as sólidas bases que sustentam as celebrações cristãs, desde as primeiras comunidades.

Começamos com a história da liturgia. Neste primeiro módulo, contamos com a ajuda do estudante de teologia Daniel Pagung Huwer que fez um retrospecto dos primeiros anos do culto cristão até a atual estrutura de liturgia na IECLB. Numa segunda etapa, estudamos a Liturgia Oficial da IECLB. Nesta pudemos perceber a importância de cada parte dentro do todo da liturgia. Cada etapa, cada canto litúrgico, cada texto tem um porquê de estar ali. Conhecendo melhor a liturgia, as pessoas que têm uma função na celebração podem melhor auxiliar nas mesmas fazendo com que o culto se torne um espaço sensível às necessidades das pessoas que nele buscam viver sua fé. Numa terceira etapa, estudamos símbolos litúrgicos, cores litúrgicas, o calendário eclesiástico e a importância das vestes litúrgicas para o culto cristão. Finalizamos o curso focando a música na liturgia. Nesta etapa pode-se concluir que a música tem um importante espaço no culto cristão. A música é um importante instrumento de sintonia entre Deus e sua comunidade.

Após este período de preparação teórica, toda equipe auxiliou na elaboração da liturgia do culto de investidura que aconteceu em 14 de maio de 2015. Rogamos a Deus que inspire estas pessoas a servirem na sua seara com muita humildade e fé e auxiliem no despertar de novos dons entre seus irmãos e irmãs. Que prevaleça sempre a boa vivência do Evangelho em todas as comunidades de nossa paróquia, também com a ajuda de nossos liturgos.


Confira também:
O que é liturgia?
Recursos Litúrgicos
Calendário Litúrgico


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br