Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Lutero, nós assinamos embaixo?

01/10/2017

   Finalmente a data chegou! Estamos bem perto do 31 de outubro de 2017, quinhentos anos após aquele episódio que é celebrado como o nascimento da Reforma: a colocação das 95 teses na porta da Igreja do Castelo em Wittenberg.
    Ainda que muitos historiadores questionam se realmente foi Lutero quem pregou as teses na porta, podemos sentir-nos orgulhos por poder fazer parte dessa história. Pois, o importante não é se as teses foram realmente penduradas ou por quem foram penduradas. O importante é que aquelas 95 teses iniciaram um processo que continua ainda hoje. As teses que foram redigidas por Martim Lutero numa tentativa de iniciar um debate sobre uma prática comum da Igreja de sua época (a venda da salvação) e terminou sendo uma reviravolta para toda a sociedade europeia e depois no mundo inteiro.
    Mas, o que foi que aconteceu? Lutero conseguiu responder, a partir da Bíblia, a maior e mais profunda pergunta da sua época: o que posso fazer para alcançar a salvação? A resposta encontrada por Lutero foi simples: A salvação vem por graça e fé.
    Foi necessário voltar a olhar o texto do Apóstolo Paulo aos Romanos e aos Gálatas para saber que as pessoas não podem fazer coisa alguma para agradar a Deus. Isso foi uma completa libertação para Lutero, tirou um enorme peso de seus ombros e pode reconhecer o amor de Deus em sua vida e na vida das outras pessoas. Por isso, ele trocou de sobrenome de Luder (vagabundo) para Luther, que vem do grego eleutheros, (liberto).
    Martim Lutero não foi uma pessoa perfeita. Teve muitos momentos contraditórios e complicados. Mas, podemos olhar para ele e para todas as pessoas que estavam ao seu redor como pessoas usadas por Deus para realizar a redescoberta do Evangelho.
    Tudo isso é história, muito legal, mas já aconteceu e nós não conseguimos modificá-la. O que nós conseguimos é sermos desafiados a viver a Reforma hoje, a atualizá-la e contextualizá-la. Procurar qual a pergunta mais importante para as pessoas de hoje. E a partir da Bíblia, responder com fidelidade ao agir divino.
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 44761

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br