QUARESMAS DA VIDA

09/02/2018

As quaresmas da vida revelam momentos difíceis. Momentos de angústia. Momentos de dor. Momentos de incertezas. Foi assim com o Filho de Deus, Jesus Cristo.

A quaresma de Jesus Cristo começa quando Ele desce do monte da transfiguração (Mateus 17.1 – 13). Ao descer do monte, Jesus começa a caminhada em direção a Jerusalém, em direção a cruz.

Diferente de nós, Ele sabe o que lhe aguarda. No seu horizonte está a cruz. Está a morte. O que faz Jesus seguir em direção a esta árdua quaresma e não fugir dela?

Em Mateus 17.5 a voz do Pai diz: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria”. Esta mensagem, que Jesus já havia ouvido também no dia do seu Batismo, é a chave para seguir o caminho árduo da quaresma. Jesus confia no Pai. Sabe que não estará sozinho na sua quaresma. Sabe que o Deus Pai não o deixará entregue aos poderes da morte.

O que sustenta e mantém a nós nas quaresmas da vida? Também a você e a mim Deus diz no Batismo: Tu és o meu filho/a querido/a, que me dá muita alegria. “Pelo Batismo participamos da vida, morte e ressurreição de Cristo Jesus por nós. Somos marcados por sua cruz, que é a vitória sobre o nosso fracasso e o ponto de partida para um novo começo” (Nossa Fé – Nossa Vida p.19).

Em Jesus Cristo, Deus nos sustenta e mantém com o seu amor diante das quaresmas da vida. Confiar nesta graça e amor que Deus derrama sobre nossas vidas por intermédio de Jesus Cristo faz com que nas quaresmas da vida não percamos a esperança e a alegria de viver.

Nas quaresmas da vida somos convidados a lembrar e viver o nosso Batismo. Ali a promessa de Jesus é: “E lembrem-se de que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mateus 28.20)

Em Jesus, a cruz não tem a última palavra. Em Jesus, triunfa a ressurreição. Em Jesus, Deus nos abraça para que os cálices amargos não desestruturem as nossas vidas. Em Jesus, Deus nos abraça para que, mesmo na tristeza e na angústia, que sufocam coração e mente, possamos confiar Nele. No amor de Deus revelado em Jesus Cristo na cruz e derramado sobre nós no Batismo está a chave para enfrentar, vencer e conviver com as quaresmas da vida.
 

REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br