Prioridades de Gestão

Cuidar bem do bem da IECLB

A IECLB, como Igreja nacional, tem sua missão definida no artigo 3º de sua Constituição, assim descrita no Plano de Ação Missionária da IECLB/PAMI:

A missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil é propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo.

Visão da IECLB:
A IECLB ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

Valores da IECLB:

  • Identidade (atualização e contextualização da Reforma)
  • Comunidade (comunhão inclusiva e participativa)
  • Compromisso (Ministério aberto e participativo)
  • Dignidade (A fé ativa na promoção humana)
  • Ecumenicidade (Abertura dialogal e participação no corpo de Cristo)
  • Gratuidade (A incondicionalidade do amor de Deus)
  • Liberdade (Autonomia para a vivência da fé responsável)
  • Missão (As parcerias de Deus no mundo)


Balizas de Gestão são:
a) Plano de Ação Missionária da IECLB/PAMI, que visa ampliar e consolidar a missão da IECLB, através de quatro frentes:

  • Testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas no seu contexto – Evangelização
  • Promover a vivência da fé em Jesus Cristo em comunidade – Comunhão
  • Praticar a misericórdia e a justiça – Diaconia
  • Celebrar o amor de Deus no mundo – Liturgia

Três eixos são transversais no PAMI: Formação, Comunicação e Sustentabilidade

b) Prioridades de Gestão. A Presidência, na atual gestão, com o apoio do Conselho da Igreja, dos Pastores e das Pastoras Sinodais e da Secretaria Geral, a partir da ausculta das necessidades na IECLB, definiu cinco prioridades de gestão: 

  • Programa de acompanhamento a estudantes de Teologia
  • Programa de acompanhamento a Ministros e Ministras
  • Programa de qualificação funcional
  • Programa de cuidado da ação missionária
  • Programa de cuidado da comunicação


O Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia resultou de um longo processo de diálogo e reflexão em diferentes grupos da Igreja e se constituiu a partir da definição das prioridades de gestão 2011-2014 da IECLB. O programa tem como objetivo geral acompanhar os estudantes de Teologia durante o período de formação acadêmica, tendo em vista a sua qualificação para o ingresso no Ministério com Ordenação na IECLB. Dentre os objetivos específicos, estão: identificar estudantes de Teologia que tenham interesse em ingressar no Ministério com Ordenação da IECLB; despertar em estudantes a necessidade de buscar uma formação qualificada, integral e comprometida na dimensão acadêmica, pessoal, emocional e espiritual; otimizar os recursos investidos pela IECLB na formação teológica de estudantes de Teologia; estimular estudantes para que mantenham durante o período de formação um vínculo direto com uma Comunidade da IECLB, de modo que seja espaço de aprendizado e vivência comunitária.

Para a concretização deste plano, foram desenvolvidas ações a partir de cinco dimensões: Mentoria Espiritual, Diálogo com os Centros de Formação, Orientação para o desenvolvimento pessoal, Retiros, Investimentos financeiros.

O Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras tem como objetivo cuidar, fortalecer e qualificar o Ministro e a Ministra para o exercício do Ministério com vistas à Missão da IECLB, conforme o Art. 3º do EMO (Estatuto do Ministério com Ordenação). O acompanhamento visa a: apoiar Ministros e Ministras na sua trajetória ministerial na IECLB, oferecendo-lhes sustentação para exercerem o seu Ministério com a segurança do respaldo institucional; consolar Ministros e Ministras na sua vida ministerial, pessoal e familiar, quando as angústias e os sofrimentos ameaçam abalar a vivência da sua fé e o exercício do seu Ministério; orientar Ministros e Ministras no exercício do seu Ministério, quanto: ·aos procedimentos regulamentares e legais necessários para o cuidado com a saúde, a aposentadoria, a administração responsável das finanças pessoais; ·às questões que envolvem ética ministerial, Ministério compartilhado, planejamento estratégico, edificação de comunidade, vivência da fé na perspectiva da fidelidade confessional e outros. animar Ministros e Ministras para que exerçam o seu Ministério com alegria e realização pessoal, no fortalecimento da sua vocação ao Ministério.

O Programa de Acompanhamento contempla cinco áreas distintas, mas articuladas entre si: (a) Ordenação, Compromisso, Ética Ministerial, Formação Contínua, Políticas, Comunhão, Suporte Documental.

O Programa de Qualificação Funcional objetiva ofertar, de forma sistemática, intencional e permanente, oportunidades de capacitação contínua para as lideranças responsáveis pela gestão administrativa. Para a abordagem desta diversidade de conteúdos, é necessário contar com o apoio de assessores de áreas específicas. Uma contribuição importante para o Programa é o InS (Instituto Sustentabilidade - América Latina e Caribe) - constituído pela IECLB, pela FLM (Federação Luterana Mundial), por meio do Programa Sustentabilidade e pela Faculdades EST. O InS vem agregar ao processo de formação, já em andamento na IECLB, a reflexão sobre a sustentabilidade dos modelos e práticas de gestão, mobilização de recursos e planejamento. O InS oferece cursos na modalidade de Educação a Distância, bem como qualifica assessores para o tema da sustentabilidade nas Igrejas. Atividades e perspectivas.

O Programa de Qualificação Funcional está em fase de implantação e é nesta perspectiva que algumas atividades estão sendo propostas.

O Programa de Cuidado da Ação Missionária visa acompanhar e qualificar a gestão da ação missionária. Tem como objetivos específicos:
• Promover sensibilização e formação para a implementação do PAMI, incentivando o planejamento missionário.
• Promover a Campanha Vai e Vem e o Plano de Ofertas, planejando as motivações anuais e acompanhando a sua execução para ampliar os resultados.
• Acompanhar os projetos da ação missionária e diaconal qualificando a sua gestão para ampliar a sua capacidade de sustentabilidade e transformação.
• Acompanhar as instituições identificadas confessionalmente que atuam na ação missionária e diaconal, aperfeiçoando a sintonia para qualificar o testemunho público na sociedade brasileira.
• Acompanhar as relações de parceria ecumênica que envolvem o intercâmbio de pessoas e o apoio a projetos, promovendo a aprendizagem mútua para o fortalecimento da missão de Deus no mundo.

O Programa de Cuidado da Comunicação tem como objetivo qualificar e, quando necessário, ampliar, os processos, os fluxos e os meios utilizados na Área de Comunicação, integrando esforços em favor da realização da missão da IECLB.

São objetivos específicos do Programa:
• promover a identidade da IECLB, por meio da veiculação de conhecimento qualificado sobre a sua confessionalidade, os seus valores e a sua missão;
• valorizar recursos e iniciativas existentes na IECLB, motivando a sua divulgação, intensificando a troca de experiências e promovendo ação transformadora;
• fazer a gestão das frentes de comunicação (meios de comunicação) da IECLB de forma integrada, considerando os seus públicos específicos;
• ampliar o fluxo de comunicação, estimulando a interação, a sintonia e impulsionando à participação.

Como eixo transversal do PAMI e prioridade nacional de gestão, as ações de comunicação se concretizam, em nível de Presidência e Secretaria Geral, no Programa de Qualificação da Comunicação.

Na IECLB, existem várias iniciativas no âmbito da comunicação, com diversos níveis de abrangência – local, sinodal e nacional. Cada iniciativa procura fazer frente às necessidades e oportunidades percebidas, sem que haja um movimento maior que promova a articulação dessas iniciativas.

Neste momento, o presente Programa abrange a análise e a previsão de ações apenas em relação às ferramentas de comunicação já existentes na IECLB e às iniciativas passíveis de implementação a curto prazo, destacando o propósito de potencializar o trabalho e os resultados que estão sendo desenvolvidos em âmbito nacional, apresentando a intencionalidade das ações, reforçando o senso comum em torno da unidade da Igreja, valorizando a base confessional da IECLB e mantendo o foco de auxiliar a IECLB a cumprir a sua tarefa de ser Igreja da Palavra, Igreja chamada para comunicar a Boa Nova do Evangelho.


 

GESTÃO
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br