PALAVRA DO PASTOR - Maio de 2019

29/04/2019

PALAVRA DO PASTOR

Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. (Romanos 6.9)

Sabemos que Páscoa é ressurreição. Páscoa é Cristo que vive. Páscoa é a nova vida em Cristo. Porém, qual é o efeito prático da ressurreição de Cristo na nossa vida? Conforme o apóstolo Paulo, todos somos pecadores dependentes da graça (Romanos 6.1 e 6). Somos aqueles que morrem com Cristo, somos aqueles que foram sepultados e ressuscitados com ele (Romanos 6.2,4,5). Somos, portanto, pessoas que, pela graça de Deus, revelada em Cristo, recebemos a benção a uma vida nova. A morte não tem mais a última palavra, mas sim a vida.


A ressurreição de Cristo revela que vivemos num mundo onde habita o pecado e simultaneamente o mundo que Deus ama. A ressurreição de Cristo revela que “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu único filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). O amor de Deus é tanto pela humanidade que não mede esforços para salvá-la. É essa obra salvadora de Deus em Cristo que o apóstolo Paulo destaca no nosso versículo. É pela graça de Deus revelada em Cristo que o nosso mundo, cheio de contradições, maldades e injustiças, é capaz de vivenciar o amor, a paz, o perdão, a justiça e a misericórdia. Por mais que experimentamos em nossos relacionamentos sociais, comunitários e familiares injustiças, preconceitos e discriminações, o amor de Deus revelado no ressurreto é a graça que transforma o amargo, o pecado, numa doce manhã de Pascoa. Pela ressurreição de Cristo o pecado que mata dá lugar ao amor. 

Portanto, a ressurreição de Cristo nos chama a viver a nova vida. Nos chama diariamente a viver o nosso batismo, isto é, afogar o pecado para que ressurja, mediante o lavar regenerador do Espírito Santo, a nova vida em Cristo. Nos chama a não resignar frente a um mundo falho, desumano e pecador. Nos chama a reconhecer que somos pecadores sim, mas que pela graça de Deus, revelada na ressurreição de Cristo Jesus, abençoados a parar com atitudes que ferem, violentam e crucificam a vida.

Desejo que a ressureição de Cristo nos fortaleça e inspire, na vivência em sociedade, na comunidade e na família, a transformar o amargo da vida numa doce manhã de Páscoa.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51708
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br