João 16.12-15 - 1º Domingo após Pentecostes (Trindade) - 16/06/2019

Caderno de Cultos 2019

16/06/2019

16/06/2019 – 1º Domingo após Pentecostes (Trindade)
Provérbios 8.1-4, 22-31; Romanos 5.1-5 Pregação: João 16.12-15
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT


ACOLHIDA
Recebemos das mãos de Deus a tarefa de sermos mensageiros da reconciliação e da esperança que Jesus Cristo nos deixou ao subir na cruz em nosso lugar; e por isso, como diz Efésios 2.18: “É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai”. É Ele que nos envia o Espírito Santo de Deus que nos chama a viver juntos, como família de Deus e nos faz trazer para perto aquele que estava longe de Deus e se afastou do Caminho do Senhor!

Queremos ainda receber com alegria todos/as que nos visitam. E dizer que o nosso desejo é que todos/as sintam o Amor do próprio Deus no meio de nós, e sempre tenham vontade de estar com a gente muitas vezes. Seja bem-vindo/a, pois Deus quer nos abençoar a todos. Por isso, queremos cantar...

CANTO DE ENTRADA
Nº 123 - HPD – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Por isso, mais uma vez somos lembrados que nos reunimos aqui em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 - HPD – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Queremos pedir a Deus neste culto, que Ele venha derramar sobre nós o seu Espírito e nos ajude a enxergar tudo que nos afasta uns dos outros e nos ajude a viver na prática da reconciliação, para que juntos façamos parte da grande família de Deus. Oremos!

Bondoso Deus e Pai, nos achegamos a Ti, agradecidos pelo que fizeste por nós na Cruz. Perdoa-nos quando fugimos da Tua presença, quando não temos coragem de colocar nossos erros e pecados diante de Ti e quando não enxergamos o nosso próprio pecado. Ajuda-nos a colocar tudo em Tuas mãos. Ajuda-nos a compreender que cada pecado não confessado é como uma pedra que resolvemos carregar em nossa mochila de viagem, tornando-a pesada e difícil. Ajuda-nos a confiar que podemos entregar tudo em Tuas mãos, e que quando fazemos isso, Tu vens em nosso socorro. Perdoa-nos e nos limpa do peso que carregamos em nosso coração, é em confiança que nos dirigimos a Ti, em nome do Teu Filho Jesus Cristo. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
É nessa promessa que confessamos cremos no perdão dos nossos pecados a Deus; e ali aos pés de Cristo, podemos ter certeza de que fomos perdoados. Pois como diz o salmista no Salmo 37.5:“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará”. Por isso não tenha medo, largue todo pecado, toda mágoa e toda dor nas mãos de Deus, e receba o perdão dos teus pecados em nome de Jesus Cristo. Amém!
KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 423 - HPD – Ao orarmos, Senhor

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez estamos diante de Ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a Tua Palavra, como vieste aos discípulos no passado. Para que também nos ajude a andar pelo caminho que apontas e nos deste em Jesus Cristo. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para ser transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Provérbios 8.1-4
2ª Leitura Bíblica: João 16.12-15

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 383 - HPD – A Lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO
Quero convidar a todos/as a acompanharem a leitura do texto de João 16.12-15. O texto de João nos diz, que o Espírito de Deus seria enviado para que as palavras do Senhor Jesus encontrassem eco em nossa mente e em nossos corações. Por isso, um dos títulos que se pode dar para o texto da pregação de hoje, seria: os ecos do pecado e os ecos da esperança. Conta uma história, que um pai, com o seu filho pequeno faziam um passeio pela montanha, quando de repente, o menino caiu, se machucou e berrou bem alto: Aiai!! Para sua surpresa do menino, ele escutou sua voz se repetindo várias vezes, dizendo: Aiai! Espantado, o menino perguntou para a voz que tinha acabado de escutar: Quem é você? A montanha respondeu: Quem é você? Curioso, ele gritou: Seu covarde! E em seguida escutou de volta a própria resposta! O menino olhou para o pai e perguntou: O que é isso? O pai deu um sorriso e disse: Meu filho, preste atenção. Então o Pai também gritou dizendo: Eu admiro você! A voz respondeu: Eu admiro você! O pai gritou de novo: Você é um campeão! E a voz não demorou a responder. O menino não entendeu e ficou assustado. O pai explicou: As pessoas chamam isso de “eco”. Assim é com a nossa vida meu filho. Muito do que recebemos de volta, é o eco do que fazemos! Se fazemos coisas erradas, muitas vezes recebemos de volta dor e sofrimento. Se fazemos o que é bom e certo, temos mais chance de receber alegria e felicidade de volta! Que palavras você tem deixado “ecoar” em seu coração? As do: rancor, cansaço, medo de Deus ou o “eco” das palavras de reconciliação de Jesus Cristo dizendo: Eu te perdoo!

Quando você deixa os ecos do pecado dominarem sua vida, você adoece. São eles que te enfraquecem e tiram a sua força, a esperança e a alegria de viver. Em nossos dias os ecos da esperança deixadas por Jesus Cristo, ao morrer na cruz por nós, parecem cada vez mais fracos. Mas ali, onde o eco da esperança deixada por Cristo, alcança a vida de alguém, e faz ela reconhecer e lançar seus pecados nas mãos de Deus, surge um coração arrependido que se agarra em Cristo, que o traz de volta a vida.
O texto de hoje fala dessa tensão diária, que acontece no nosso relacionamento com as pessoas, de erros e acertos; fruto do pecado que passa por cada um de nós. O pecado não faz diferença entre as pessoas, não respeita ninguém, seja, credo, raça, idade ou origem familiar. Não poupa pobres ou ricos, intelectuais ou pessoas mais simples. Essa tensão entre a condenação e esperança, entre pecado e graça, passa pela vida de todos nós.
É o que também fazemos todos os dias, de algum jeito dentro do nosso casamento e da nossa família; e também com os nossos melhores amigos e pessoas da nossa igreja. Tendemos a esconder o próprio pecado, enquanto apontamos o pecado do outro. Mas não percebemos, que quando negamos o próprio pecado, jogamos fora a chance de receber o perdão de Deus de graça, e abandonamos a fé que dizemos ter em Jesus Cristo. Não interessa se você tem alguém especial, se está para casar ou fazer 50 anos de casados. Uma coisa é certa: seu casamento, sua família, seu namoro ou seu amigo, não são perfeitos. Nunca serão! O pecado passará por cada um deles, muitas vezes! Nenhum deles resiste a força do pecado. É a graça de Deus em Jesus Cristo, oferecido na cruz, é que nos faz recomeçar. Sem a graça o pecado arrasa as amizades mais especiais e os casamentos mais duradouros.
O texto de hoje me lembrou, que o maior problema da minha vida está naquela pessoa que vejo, quando me olho no espelho. O problema não começa no outro, começa por mim, por você e por cada um de nós. O problema está naquele pecado, que recusamos a ver em nós mesmos. O pecado nos faz sofrer. Por isso, o mundo é um lugar tão difícil de se viver! O sofrimento que você trouxe para alguém e para você mesmo, Cristo quer tomar para si. Ele quer te ajudar a (re)começar, esta jornada na direção de Deus, cada vez que você errar. Algo que me ajuda muito nessa tarefa, é dizer baixinho: “eu sou um pecador”. Quem sabe Deus esteja falando ao teu coração agora, peça perdão à Deus! Jesus Cristo sabe como é difícil e doloroso lidar com o erro, com o pecado! Mas se você pedir ajuda à Deus e tiver coragem de fazer isso, Jesus Cristo limpará seu coração e a sua mente. Ele fará você aceitar o que cada um de nós já sabe: O quanto eu e você sofremos com o próprio pecado e quanto temos dificuldade de enxergar. Não carregue esse peso sozinho. Entregue para Deus. Deixe Jesus Cristo te ajudar. Ele já te carregou nos braços. Quanto mais você esconder, mais pesado e difícil se torna para caminhar. Acredite! Ele já te perdoou naquela cruz. Quando você faz isso, você permite que a sabedoria de Provérbios também encontre “eco” na sua vida. Deixe o amor de Cristo ecoar no teu coração. Amém!

HINO
Nº 198 - HPD – Oh, bem cego eu andei

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor do mundo e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos reconciliar com Deus e uns com os outros, por meio do seu corpo e sangue oferecido na cruz. Por isso, queremos confessar nossa fé em Cristo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 405 - HPD – Por um pedaço de pão

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste nos chamar a “ecoar” a Tua palavra de esperança, que deixaste em Jesus Cristo para nós. Por nos ajudar a encontrar coragem de olhar no espelho e ver que o problema começa com aquela pessoa que vejo, quando me olho no espelho. Obrigado por me ajudar a ver que é melhor viver reconhecendo meus erros, do que apontar o dedo para o outro. Nos ajuda a entregar nossos erros e pecados em Tuas mãos e a busca pela reconciliação conosco, uns com os outros e Contigo. Por isso, neste momento, também queremos Te pedir, ajuda este mundo perdido, que carece da Tua Salvação, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito, renova em nós a fé em teus caminhos. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar o caminho do Teu perdão por meio de nossas mãos, em palavras e ações, para que o testemunho concreto da nossa fé em Jesus Cristo fale mais alto que a morte, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais, colocamos diante de Ti, e assim queremos encerrar este momento de oração, orando juntos a oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, dizendo juntos...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele nos perdoou e nos deu a chance de colocar o perdão, a saúde, e a vida, no lugar da morte. Vão na paz do Senhor Jesus, que Deus os abençoem.

CANTO FINAL
Nº 181 - HPD – Viver com Jesus é cantar
 


Autor(a): Pastor Claudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Pentecostes - Domingo da Trindade
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50527
REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br