Advento ou “Black Friday” - Uma questão de fé

11/12/2017

Foi naquela sexta-feira a noite fim de novembro no supermercado perto de casa: Estava com pressa e queria fazer as compras rapidamente. Mas desta vez nada feito! Filas quilométricas apesar  de todos os caixas ocupadas. Gente com dois ou três carrinhos trazendo enormes quantidades da alguns poucos produtos. Pareciam fazer estoque até o fim dos tempos...

Peguei nas estantes o que faltava em casa e me dirigi para a fila do caixa. Lá logo fui abordado por outra pessoa porque não estava levando nenhum dos produtos em oferta. “Que oferta?”, respondi, e logo fui questionado: “Mas você não sabe? Hoje é Black Friday” Muitas ofertas imperdíveis!”

Chegando no caixa a funcionária me abordou sorridente: “Você não está levando nada das ofertas? O preço está muito bom!” Mas eu não precisavam nada destas ofertas.

Tudo isto estava acontecendo em plena decoração de Natal e ao som de música natalina. Um cenário surreal para a loucura comercial que estava presenciando, mas ao mesmo tempo absolutamente sintomático para o ritmo dos nossos tempos. O tempo de Advento e Natal parece mais com um prolongado Black Friday.

É um tempo que submete todos os aspectos de nossa vida a lógica do mercado de produtos materiais. A este mercado só interessa pisar no acelerador para aumentar o ritmo de vendas.

Desta forma as pessoas são levadas a lidar com o Advento e Natal de Jesus Cristo a partir da perspectiva do consumo. Tudo gira em torno da questão: Que vantagem posso levar ao consumir algo da fé cristã neste fim de ano? Interessa mesmo esperar pela chegada do Deus-Menino?

De qualquer modo o Advento não é um produto que possa ser consumido. É antes disso a uma história que conta como Deus irrompe em nossas vidas. É o Deus vivo que se envolve com a  nossa história. Podemos aprender que Deus pode estar escrevendo a sua história conosco em nossas pequenas histórias humanas.

Então nada de Black Friday prolongado neste Advento, mas muito mais um tempo para escutar a voz de Deus sobre a nossa vida! Pode muito bem ser que ele busca um acesso justamente lá onde temos dificuldade de nos aceitar, nas fraquezas e adversidades. Ele chega bem quietinho e facilmente deixamos de percebê-lo no agito destes dias.

Advento é isto: Sentir na consciência dos nossos limites e da nossa dor Deus se aproximando querendo caminhar conosco. Deus que se prepara para irromper de forma toda peculiar. Que finalmente chega ao nosso coração na figura do Menino Jesus no Natal. Uma chegada preparada com tempo e calma.

Convido para experimentarmos este verdadeiro sentido do Advento na reflexão, no louvor, na música, na oração em nossos cultos e celebrações neste tempo todo especial.

P. Guilherme Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45327
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br