A misericórdia de Deus é incompreensível muitas vezes

Senhas diárias

25/09/2018

Jacó, durante grande parte de sua vida, foi uma verdadeira raposa, um enganador, tirando proveito de tudo e de todos, procurando alcançar seus propósitos. Depois de uma experiência dramática com Deus, às margens do rio Jaboque, ele tornou-se Israel, ou seja: um vencedor com Deus. Chama a nossa atenção o fato de Deus manter seus propósitos, apesar de todas as artimanhas de Jacó, em fazer daquele homem um servo seu. Ele conseguiu seu propósito e Jacó se tornou Israel. Mudou radicalmente sua vida. Diríamos hoje, Jacó converteu-se de seu mau caminho e passou a ser um crente, com uma fé firme e clara. O que também chama a nossa atenção é o fato de Deus ir aceitando, ou propositando, as tramoias que Jacó ia fazendo ao longo de sua vida. Algumas sob a orientação e bênção de sua mãe Raquel. Esta palavra de Gênesis 28.15 nos dá uma dimensão, e uma explicação, da ação de Deus na vida de Jacó: O Senhor tinha um propósito com ele e não desistiu disso, apesar de tudo o que o homem fez e viveu. Tantas vezes condenamos a expressão os fins justificam os meios, e com razão o fazemos. Pois vemos que absurdos são feitos para se chegar a algum objetivo. A sabedoria de Deus foi por este caminho: os fins justificaram os meios. Não entendemos Deus em sua grandeza e seus caminhos são uma incógnita para o ser humano. Assim, precisamos confiar que o Senhor tem seus propósitos e eles são para que o bem se imponha ao mal. É o que vemos na história de Jacó. O final foi feliz, pois refez sua amizade com o irmão e criou uma grande família.
A fé em Deus foi o diferencial para Jacó. Parece-nos que, apesar de tudo o que ele fez, seu coração estava confiante e preso no Senhor. Não que a fé justifique todos os meios, mas ela dá a dimensão do lugar de Deus na vida da pessoa. É o que nos diz o versículo de Hebreus. A vida de Jacó se transformou e ele pode abençoar seu filho José, bem como seus netos. Precisamos estar firmados em Cristo Jesus, diante do Pai, assim ele também nos conduzirá a um bom propósito apesar de nossos erros e limitações. Seu propósito é bom também para com cada um de nós. Façamos assim. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48927
REDE DE RECURSOS
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br